Paranatação abre Semana do Paradesporto reunindo atletas apaixonados pelo esporte

Evento integra o calendário de datas comemorativas e de conscientização de Porto Alegre desde 2022
De touca rosa, o atleta José Arthur Quines Furtado participou de mais uma competição de Paranatação - VINI ALVES/BETA REDAÇÃO

Na última terça-feira (17/9) aconteceu no clube Caixeiros Viajantes o campeonato de paranatação, que deu a largada para as atividades da Semana do Paradesporto de Porto Alegre. A competição contou com a presença de aproximadamente 30 atletas da Associação Esporte +, organizadora do evento, que teve também o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ).

O vento frio da noite, típico gaúcho, não foi um empecilho para os atletas da Associação Esporte + darem tudo de si nas piscinas. Como o atleta José Arthur Quines Furtado, de 20 anos, que pratica paranatação desde 2018.

Arthur praticava atletismo com o irmão gêmeo, que não tem deficiência, mas queria fazer algum esporte que não dependesse de outra pessoa e deixar o irmão viver o sonho de jogar futebol. Desse modo, Arthur ingressou na paranatação, esporte pelo qual diz ter se apaixonado perdidamente. Ano passado, ele ficou entre os três melhores no campeonato brasileiro.

Natural de Santana do Livramento, hoje ele mora em Porto Alegre e faz parte da Associação Esporte +. “Foi uma equipe que me resgatou, me colocou num mundo que eu não conhecia. Eu sempre me aceitei, mas hoje eu consigo poder falar para as pessoas, poder falar pra outros adolescentes, outros deficientes o que o esporte muda na vida de cada um”, enfatiza Arthur.

A Associação Esporte + iniciou em 2015 como um projeto escolar e hoje conta com aulas de iniciação ao paradesporto até o alto rendimento. Todas as pessoas, a partir dos cinco anos, com deficiência física, visual e intelectual podem participar. Atualmente, o projeto possui 42 alunos que estão em nível de competição.

“Quando a gente dá uma oportunidade para esses jovens desde criança, a gente faz uma quebra de paradigma, onde eles conseguem enxergar que realmente podem, que realmente são capazes e tornam-se então protagonistas da sua própria vida”, diz uma das fundadoras da Associação Esporte + e coordenadora técnica, Fernanda Michaelsen,

A atleta Beatriz Almeida, de 19 anos, pratica paranatação há três anos na Associação Esporte +. Ela iniciou na modalidade por incentivo de uma prima. Começou do zero, não sabia nadar, e hoje é a segunda melhor do Brasil nos 50m borboleta. Para Beatriz, o projeto é muito importante: “Mudou totalmente a minha vida”.

A Semana do Paradesporto de Porto Alegre acontece dos dias 17 a 24 de setembro. O evento conta com diferentes competições, como torneio de vôlei sentado, campeonato de natação e torneio de xadrez. No sábado (21) foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com um festival paralímpico.

“Esse tipo de evento é importante porque gera conscientização e valorização do paradesporto, descobrindo novos atletas paralímpicos”, destaca o coordenador de paradesporto Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), William Pereira de Souza.

Vitória Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também