Na noite deste domingo (6), a deputada federal Maria do Rosário (PT) comemorou com seus apoiadores a conquista de uma vaga no segundo turno das eleições municipais de Porto Alegre. Embora não tenha vencido na primeira etapa, a candidata tem uma segunda chance de vitória e agora disputará a prefeitura da capital gaúcha contra Sebatião Melo (MDB).
O comitê de campanha e o trio elétrico foram palco de uma celebração calorosa. Muitos apoiadores e militantes da candidata se reuniram para celebrar o resultado. A deputada foi recebida com aplausos e palavras de otimismo, como foi o caso de José Alberto Fortunati, ex-prefeito de Porto Alegre: “Vamos acumular forças, estamos aqui de cabeça erguida, pela militância. Vamos continuar com muita vontade de mudar”, concluiu.
Em seu discurso, Maria do Rosário destacou a importância do voto, ressaltando que grande parte da população deve acreditar em um futuro mais justo e novo: “O segundo turno é um novo momento, a mudança venceu, a vitória deste momento é a força da mudança. Nós ouvimos Porto Alegre, ela pede a diferença. Por isso, senhoras e senhores que não votaram no primeiro turno, eu quero dizer que existe uma alternativa, o cuidado real com a cidade, a prioridade com a vida. Nós temos um projeto de futuro, para que nunca mais a cidade viva em negacionismo”, afirmou a deputada.
Maria do Rosário também aproveitou a ocasião para subir no trio elétrico e agradecer aos eleitores que confiaram em seu projeto e reafirmar o compromisso com as questões sociais, ambientais e com a educação. “Quero agradecer a Porto Alegre, cada sorriso e cada voto em meu nome, em nome da Tamyres e da composição plural que nós temos. Nós representamos o amor humano. Minhas palavras são de gratidão em nome de toda esta frente política. Seremos mais, com a mão estendida e a responsabilidade diante das ideias”, completou.
Maria Rosário fez 182.553 votos (26,28% dos votos válidos), superando Juliana Brizola, com 136.783 (19,69%), para enfrentar Melo, que somou 345.420 (49,72%).