O asfalto da ERS-373, que liga Santa Maria do Herval e Gramado, é esperado há décadas por moradora da serra gaúcha

Iniciada em janeiro de 2022, a obra na estrada da ERS-373 vem sendo aguardada há pelo menos 20 anos por moradores da serra gaúcha, especialmente os que residem entre Santa Maria do Herval e Gramado. Após um ano de trabalho, a melhoria começou a trazer resultados positivos para a comunidade.

Em janeiro de 2023, o massoterapeuta Vanderlei Henrich, 34 anos, comemorou a chegada das camadas de asfalto em frente a sua casa. Morador do início do trajeto onde ocorrem as obras, ele conta que a maior mudança foi a eliminação da poeira. “Posso abrir as janelas e mesmo assim a casa permanece limpa, sem que eu precise ficar passando pano. A estrada de chão sempre tinha problemas diferentes, ou eram buracos, ou pedrinhas soltas e, quando chovia, o barro”, relata.

Mas o início das obras causaram transtornos no município. “Os desvios atrapalharam muito a chegada dos meus clientes. Teve um período que tinha muitos buracos causados pela chuva forte”, explica.

Rua esburacada antes de receber a camada de asfalto na ERS-373. Foto: Nadine Dilkin/Beta Redação

Já a agricultora e empreendedora Roselaine Sander Knorst, de 52 anos, só acreditou na chegada do asfalto em março de 2024, quando os maquinários de piche estavam passando na frente da sua casa. Ela que mora em torno de 9 km do início das obras, conta que a espera do asfalto é de longa data – para ela, mais de 30 anos. “Era um sonho dos meus pais que, infelizmente, já não estão mais aqui. Eu mesma não acreditava que esse asfalto ia sair, mas tá aí e estou muito feliz”, relata. 

Roselaine é proprietária do Kholonii Plats (Lugar da colônia), um espaço onde os turistas podem ver de perto a vida de um agricultor. O local oferece café colonial e experiências únicas de contato com animais e a vida simples de um colono. “O asfalto vai facilitar a chegada dos turistas, com mais rapidez e segurança também”, ressalta.

“Uma obra esperada há mais de 20 anos que é de extrema importância para o município”, é como resume a prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel. Ela fala do quanto a revitalização já está impulsionando a economia e favorecendo os empreendedores da cidade. “A rota alternativa para o turismo, o conforto de tráfego e também o favorecimento da saúde pública, mostra os muitos benefícios para os hervalenses”, complementa a prefeita.

Roselaine mostra trecho do asfalto da ERS-373 em frente a sua casa. Foto: Ana Júlia Sander Knorst/Arquivo Pessoal

Sobre a obra

O investimento de R$ 27,6 milhões em recursos tem o objetivo de melhorar a estrada no trecho entre Santa Maria do Herval e a região de Serra Grande, em Gramado, encurtando o trajeto da região metropolitana para a Serra. O recurso faz parte do plano de obras do Programa Avançar, do Governo do Estado do RS, que teve início em janeiro de 2022.

A execução é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes. Inicialmente a obra deveria ser entregue no final de 2023, mas devido às más condições climáticas, o prazo foi prorrogado para final de 2024.

Ao todo, 17 km devem receber intervenções – 10 km com pavimentação nova e o restante com ações de recuperação. Conforme o Daer, 9 km da estrada de chão já estão pavimentados, o que equivale a 90%. Até o final deste ano, o trecho deve ser finalizado. Os outros 7 km que serão restaurados, do trajeto que vai até o centro da cidade, ainda não têm prazo definido de entrega.

Visão da ERS-373, dias após a chegada da camada de asfalto, na frente casa de Vanderlei. Foto. Vanderlei Henrich/Arquivo Pessoal