Canoas elegeu seu novo prefeito para o mandato de 2025-2028. Airton Souza (PL) ficou com 52,12% dos votos válidos contra 47,88% de Jairo Jorge (PSD), o atual prefeito.
Durante a apuração, o clima era de expectativa que chegou ao êxtase quando o candidato Souza foi matematicamente eleito. No comitê, 300 apoiadores torciam juntos pelo candidato. Entre os presentes estavam os deputados federais Luiz Carlos Busato (União Brasil), Tenente-coronel Zucco (PL), Giovani Cherini (PL) e o presidente estadual do PL, Bibo Nunes.
Em fala à imprensa, Souza lamentou os atos de violência que ocorreram nos últimos dias de disputa. “A campanha foi de um nível lamentável. Mal conseguimos apresentar propostas, pois ficamos nos defendendo de ataques. Chegamos até a ir na polícia registrar boletim de ocorrência. Lamentamos esses ocorridos e esperamos que isso fique para trás.” No sábado (26), apoiadores dos dois candidatos trocaram agressões durante passeata na Avenida Boqueirão.
O vice-prefeito eleito, Rodrigo Busato, entende que o objetivo da nova gestão é pacificar a cidade. “A nossa expectativa é que daqui pra frente a gente possa pacificar e unir a cidade, pois somente com diálogo é que vamos conseguir avançar nas demandas mais urgentes, como a saúde e a proteção da cidade.”
O ex-prefeito e deputado federal Luiz Carlos Busato, pai do vice-prefeito e principal cabo eleitoral da chapa, comentou como seu mandato na Câmara pode auxiliar Canoas nesse momento de reconstrução. “A Câmara Federal ajuda com muito trabalho, eu fui o principal articulador dos projetos de reconstrução e agora estamos viabilizando a chegada do recurso de R$ 6 milhões para a cidade.”
Quem é o novo prefeito de Canoas
Airton Souza, 57 anos, é natural de Tenente Portela, no noroeste do Estado, mas construiu sua trajetória em Canoas. Empresário do ramo gráfico, já ocupou os cargos de diretor-presidente da Companhia de Indústrias Eletroquímicas (Ciel), secretário das Relações Institucionais e secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas. Em 2004, elegeu-se vereador pela primeira vez. Em 2008, foi eleito novamente, batendo o recorde de votos do município. Voltou a ocupar o cargo nos anos de 2012 e 2020.