Por volta das 8h30, o jornalista Eduardo Pires chegava ao estádio do Vale em Novo Hamburgo, carregado de mochilas e malas, trazendo seus instrumentos de trabalho. Na manhã de domingo, 27 de outubro, a Beta Redação foi até o estádio para conhecer o narrador
Eduardo Pires é um narrador esportivo e empresário, de 52 anos e com 30 anos de carreira. Ele dedicou toda a sua vida e trabalho ao esporte gaúcho e hoje coloca seu foco nos esportes do Vale do Sinos.
Eduardo começou sua carreira nos anos 90 na Rádio Progresso, lendo notícias de graça, apenas para ganhar experiência. Logo mais foi para Rádio ABC, até chegar à Rádio Pampa, onde sua carreira como repórter deslanchou. “Meu sonho de se tornar repórter começou quando eu vi uma foto do Galvão Bueno entrevistando o Pelé. Naquele momento eu disse, para mim mesmo, que queria fazer a mesma coisa”, relata Eduardo.
Na Pampa, o sonho de ser um grande repórter se concretizou. Eduardo viajou o Brasil todo e boa parte da América do Sul cobrindo e entrevistando os jogadores e treinadores da dupla Gre-Nal. “Quando me vi dentro do Maracanã, do Mineirão, do Morumbi e do Monumental de Núñez, percebi que o sonho de ser repórter havia se realizado”, conta, com um olhar nostálgico.
Por conta do temperamento forte, o jornalista arrumou confusões com os treinadores Muricy Ramalho, Tite e Leão, técnicos da dupla Gre-Nal no início dos anos 2000. Em uma das brigas com Tite, Eduardo fez uma pergunta muito forte. Na ocasião o técnico escalou um jogador que estava totalmente fora de forma, Luisão, e então Eduardo fez a seguinte pergunta: “Quem está escalando o Luisão? É você, a direção ou o empresário?”. Tite ficou tão bravo que chegou a ligar para a Rádio Pampa para pedir a demissão do repórter. Já a discussão com o treinador Leão foi tão intensa que ele ameaçou bater em Eduardo. Com Muricy Ramalho rolaram trocas de ofensas e xingamentos, porém, em um encontro posterior os dois se abraçaram e fizeram as pazes.
O currículo de Eduardo Pires ainda conta com uma experiência muito bacana. Ele foi o primeiro assessor de imprensa do clube Novo Hamburgo, seu time de coração. O jornalista foi responsável por criar todas as redes sociais da equipe e fazer com que as informações chegassem de forma mais rápida e clara aos torcedores.
Hoje, ele se aventura em áreas diferentes. Desde 2021, tem o próprio canal no Youtube, o Canal EP, e transmite os jogos profissionais do Novo Hamburgo, as partidas dos campeonatos de várzea local, competições de base, torneios de vôlei e demais esportes do Vale do Sinos. Por cobrir campeonatos e jogos “sem grife”, Eduardo enfrenta perrengues e situações inusitadas.
Ao chegar no Estádio do Vale, naquele 27 de outubro, logo de cara, o primeiro problema: não havia luz na cabine de transmissão. Foi preciso gastar 20 minutos para encontrar o responsável e resolver a situação. “Aqui no estádio do Novo Hamburgo temos uma estrutura muito boa se compararmos com outros locais. Em alguns jogos precisamos de extensão de 30 metros para termos energia, e tudo que nos disponibilizam é uma mesa de bar”, observa Eduardo.
Eduardo conta que começou o canal “na cara e na coragem” e em menos de um ano já conseguiu monetizar, através de patrocinadores e por clubes que pagavam pela transmissão. O próprio jornalista é o responsável por procurar apoiadores, adquirir os equipamentos, montá-los e testá-los, colocar a live no ar e narrar as partidas. “Comecei o canal cobrindo jogos de base e apenas gravando com meu celular. Hoje temos uma câmera profissional, cinegrafista e conseguimos transmitir os jogos com áudio, imagem e com ótima qualidade.”
Hoje o Canal EP conta com mais de 8 mil inscritos e vem crescendo cada vez mais. Pires começou transmitindo apenas futebol, agora já transmite vôlei e beach tennis e conta que em 2025 irá transmitir tênis e demais esportes que possam interessar o Vale do Sinos.