As urnas não refletiram os prognósticos em Canoas (RS). O candidato Airton Souza (PL) liderou o primeiro turno com 35,26%, seguido do atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), que atingiu 29,76% dos votos válidos. Como a cidade conta com mais de 259 mil eleitores, os dois candidatos disputarão o segundo turno no dia 27 de outubro.
No comitê do representante do PL, o clima era de festa. Mais de 100 apoiadores fecharam a rua para comemorar o resultado. Estavam presentes o deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) e pai do candidato a vice-prefeito na chapa, Rodrigo Busato. Também estava o presidente do PL no Rio Grande do Sul, Bibo Nunes. Em fala à imprensa, Souza atribuiu sua ida ao segundo turno à experiência. “Nós tínhamos convicção de que estávamos no segundo turno, pela história que eu tenho na cidade. Tenho 20 anos de vida pública, fui vereador quatro vezes e sempre carreguei uma votação histórica.”
O segundo colocado, Jairo Jorge, falou com a imprensa e correligionários em seu comitê no centro da cidade. O prefeito destacou que sua campanha continuará apresentando projetos. “A prioridade será a questão da proteção da cidade, muitos projetos do outro candidato eu já estou fazendo como prefeito, e também pretendo apresentar com mais clareza minhas propostas na área da saúde”, afirmou. O atual mandatário tenta seu quarto mandato. Ele governou Canoas de 2008 até 2016 e foi eleito novamente no pleito de 2020. No último mandato, ele sofreu três afastamentos devido a suspeitas de corrupção na área da saúde do município.
Outra surpresa do pleito foi o candidato Odirlei Campiol, do Novo, que conquistou o terceiro lugar com 12,89% em sua primeira disputa eleitoral. Já a ex-vice-prefeita e ex-secretária da Saúde e Educação Beth Colombo (Republicanos) ficou em 4° lugar, com 10,49% dos votos válidos. Em sua rede social, a candidata havia divulgado pesquisa afirmando que iria para o segundo turno. Também concorreram os candidatos Márcio Freitas (PRD) e Rodrigo Cebola (PSOL), que fizeram 6,93% e 4,67%, respectivamente.