Depois de 15 anos abandonada, a construção do Centro de Desportos Aquáticos em Osório, no Litoral Norte foi retomada. A estrutura vai complementar a Vila Olímpica conta com mais de 980 pessoas inscritas em 24 projetos sociais e cerca de 34 professores voluntários. O complexo reúne campo de futebol, pista atlética oficial, academia ao ar livre, praça infantil e ginásios.
A obra consiste em um centro coberto com piscina aquecida. O prédio será constituído de um galpão pré-moldado de concreto com cobertura, fechamento em placas de concreto, vidro e chapas de ACM, com aberturas de alumínio. A piscina, com sistema de aquecimento, filtragem e recirculação com dimensões aproximadas de 24m x 11m, será construída utilizando a estrutura pré-existente no local, devidamente reforçada por paredes de concreto e demais infraestruturas. Haverá vestiário com banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais.
O assessor de esportes e lazer da Vila Olímpica, Tiago Martins, destaca que a piscina é um sonho da comunidade que frequenta o espaço, e que depois de uma revitalização e a oferta de oficinas como atletismo olímpico, basquete infantil, boxe, dança e câmbio, entre outras, sentiu-se necessidade de atividades ligadas à natação. “A obra necessitou de um planejamento amplo, visando a quantidade de modalidades que poderíamos oferecer, juntamente com o investimento. No momento estamos programando as atividades que iremos ofertar, com objetivo de fornecer uma base sólida, para que no futuro tenhamos representantes da nossa cidade pelo mundo”, projeta Tiago.
Pedro Manoel, de 20 anos, é morador de Osório e conta que pratica a natação desde os quatro anos, participando de competições até mesmo fora do Rio Grande do Sul. “Sempre tive o apoio dos meus pais, além de poder treinar em uma escola de natação particular. Fico feliz com esse incentivo para a natação no nosso município. Abre uma janela de oportunidades para todos, sendo que a prática de esportes é benéfica para todas as idades”, conclui Pedro.
A obra do Centro de Desportos Aquáticos tem o valor de R$ 1,5 milhão, com recursos destinados pelo deputado federal Alceu Moreira e contrapartida da prefeitura de Osório, tendo previsão de entrega para julho de 2025.