Aos gritos de “o chinelão do povo”, Sebastião Melo(MDB) foi recebido por apoiadores no Hotel Embaixador no Centro Histórico de Porto Alegre onde concedeu entrevista coletiva para jornalistas no fim da tarde deste domingo, 27. Antes de abrir a palavra para os repórteres, ele, o atual e a futura vice, Ricardo Gomes e Betina Worm, ambos do PL, discursaram. Betina foi a primeira mulher eleita como vice-prefeita na história da capital gaúcha. Ela ressaltou o tom usado por Melo na campanha de sempre usar o “nós” para demonstrar que ele não fará tudo sozinho e que sua contribuição será essencial. “Eu garanto a vocês que eu vou fazer o meu melhor na administração e Porto Alegre vai continuar melhorando e avançando”, destacou.
Melo iniciou seu discurso reforçando que quem é candidato à reeleição tem que dizer o que fez e apontar para frente e que esses foram os dois pilares da campanha. Ele elogiou o tom amistoso que teve com a adversária no segundo turno comparado às disputas em outras cidades brasileiras. O emedebista revelou que a escolha do Hotel Embaixador para a coletiva não foi por acaso: foi no hotel que ele ficou durante mais de 60 dias durante as enchentes. O prefeito enfatizou que sabia onde ele os aliados estiveram durante o período da catástrofe: salvando vidas e reconstruindo a cidade. “Não vamos descansar um minuto enquanto as obras de contenção de cheias não estiverem prontas”.
Melo explicou que governa para todos, mas que prevalece o liberalismo social, com aposta na liberdade econômica para proteger a sociedade, e que governa com o povo, e não para o povo. Questionado sobre como fará para resolver os problemas do primeiro mandato, Melo respondeu que já asfaltou mais de 260 km da cidade, que mantém a tarifa de ônibus com o mesmo valor há mais de dois anos e que concluiu obras importantes como a da Avenida Tronco, na Zona Sul. “Queremos fazer muitas transformações, a criação do escritório de transição é uma demonstração clara de que não queremos nos acomodar, iremos avançar no sistema de proteção contra cheias”, projetou.