CETE possibilita conforto e segurança para práticas de esportes em Porto Alegre  

Centro de Treinamento do Estado retomou atividades após ter servido como ponto de abrigo e coleta durante as enchentes de maio
Capa
Felipe Mesquita praticando corrida no CETE - JOÃO PEDRO MENDOZA DE MENEZES/BETA REDAÇÃO

O Centro de Treinamento do Estado (CETE), no bairro Menino Deus, é um espaço público construído para a prática de esportes e atividades físicas. O local é administrado pela Secretaria do Esporte e Lazer e possui uma academia ao ar livre, quadra de futebol e vôlei de areia, quadra de tênis, aros de basquete, ginásio poliesportivo, ginásio de lutas e, a principal e mais utilizada, pista de atletismo. Também dispõe de estacionamento e uma guarita de segurança funcionando.

É um ponto que reúne pessoas que praticam esportes profissionalmente e também aquelas que apenas querem um bom lugar para se exercitar. Ingrid Gamarra foi conhecer o lugar com a família e ficou surpresa com a qualidade. “Eu acho uma ótima localização, tem estacionamento, que eu acho que é um ponto muito positivo. Também achei a estrutura muito boa, é bem cuidado, grama bem aparada”, explica.

2 foto
Entrada do CETE – JOÃO PEDRO MENDOZA DE MENEZES/BETA REDAÇÃO

Porém, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, o local teve que ser transformado às pressas em um ponto de abrigo e coleta, deixando de funcionar como um ambiente esportivo para abrigar mais de 300 pessoas durante esse período de catástrofe. Passado esse momento, a população da Capital estava aguardando o retorno do CETE para poder praticar atividades físicas. Como o frequentador Pedro Burmann, que utiliza o local desde 2019 para atletismo e conta que não enxergou tantas diferenças após o retorno. “Acho que o que mais ficou foram as adaptações que eles fizeram para receber as pessoas aqui, adaptações para o uso geral das pessoas”, confirma.

Juliano Assunção, que utiliza a pista de atletismo há 4 meses, residente na Zona Sul, conta que os motivos para escolher o CETE como ponto de treinamento para suas corridas, mesmo morando longe, são a segurança e o ambiente. “A gente vê as outras pessoas treinando também, podemos botar o carro aqui dentro, consigo trazer minha filha, tem guarita, é seguro”, enumera.

O CETE, além de atrair pessoas que vêm do outro lado da cidade, também tem como utilizadores frequentes pessoas que moram na região, que conseguem ir a pé até ali. É o caso de Felipe Mesquita, que utiliza a pista de atletismo para há cerca de 2 anos e ressalta sua satisfação. “Nunca tive problema aqui, eu acho muito boa a estrutura da pista. Tem, inclusive, seguranças, o que torna uma zona segura”, enfatiza Felipe, à beira de pista, após realizar seu treino. 

Corredores praticando o esporte na pista do CETE – JOÃO PEDRO MENDOZA DE MENEZES/BETA REDAÇÃO

No espaço também são realizadas aulas gratuitas de diversos esportes e lutas, sendo necessária apenas a inscrição. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 98062-2756. Localizado na Rua Gonçalves Dias, 700, bairro Menino Deus, o CETE funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h; sábado, das 6h às 16h; e domingo, das 6h às 13h.

Giordano Martini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também