O esporte favorito da maioria dos brasileiros é o futebol, com milhares de quadras espalhadas pelo Brasil inteiro. Dunk Park é um local em Porto Alegre que vai contra esta vertente, não pela resistência, mas sim pela filosofia. A estrutura é pensada toda em quem gosta de basquete, e também para que existam projetos sociais esportivos para além do futebol. O ambiente é amplo, com 2,5 mil metros quadrados, e conta com quatro quadras, telão com 150 polegadas, sports bar, área de churrasqueiras e estúdio de fisioterapia.
Para criar esta grande estrutura, o dono teve que superar centenas de adversidades logo no início do projeto. “Eu sentia falta de um local exclusivo de basquete e, quando eu fui criar, veio a pandemia e não consegui abrir”, diz Anderson Wintter, um homem apaixonado por basquete e que largou a vida de engenheiro para se tornar empreendedor. As obras atrasaram devido à chegada da Covid-19 e depois da inauguração, em 2021, houve mais um período em que a pandemia motivou o fechamento de estabelecimentos em Porto Alegre.
O Dunk Park funciona para aluguéis de quadra, realização de competições, aulas para crianças, adolescentes e adultos, além de receber projetos sociais, como o Instituto Geração Tricolor (IGT). “A nossa filosofia não é para simplesmente funcionar como um aluguel tradicional de campos de futebol. A gente do Dunk busca patrocínios e outros meios para se manter também em dia”, afirma Wintter. O local já recebeu ofertas para ampliar o espaço e criar novas ligas, porém recusou
KTO, Budweiser e outras marcas são parceiras do Dunk Park e estão expostas no local. Além da divulgação física, a estrutura conta com uma equipe para propagar a marca nas redes sociais e assim alcançar o maior número de pessoas. “Nós somos o maior local exclusivo de basquete do Sul e mesmo assim ainda tem gente que vem aqui pela primeira vez quase todo dia. Muito disso é pelo nosso trabalho também com as redes sociais”, conta o dono do local.
Depois de três anos estruturados, o Dunk Park também foi vítima das enchentes atingidas no Rio Grande do Sul. O lugar fica no bairro Navegantes, uma das regiões que mais sofreram com os alagamentos. “Temos que agradecer muito a comunidade do basquete, que graças a ela conseguimos nos reerguer e com certeza nos fez mais fortes.” Os projetos para o futuro do Dunk Park são aperfeiçoar o que já está sendo feito no local e expandir a marca. “No futuro iremos lançar peças de roupas, uma loja com produtos da marca e também queremos abrir filiais em outras cidades”, antecipa Wintter.
Portanto, Dunk Park não é só um local que recebe jogos e aluga quadras. Dunk Park representa uma comunidade gigante de quem ama basquete e sentia falta de um local exclusivo para vivenciar experiências únicas que o esporte da bola laranja traz. É tudo o que promete o espaço na Rua Frederico Mentez, 1185.