Após duas gestões consecutivas do Partido dos Trabalhadores, São Leopoldo elegeu o candidato do PL, Heliomar Franco, como novo prefeito. As pesquisas eleitorais já indicavam a vitória, mas a porcentagem final demonstrou uma vantagem inesperada: Heliomar conseguiu 51,24% dos votos válidos, enquanto Nelson Spolaor (PT), o segundo colocado, fez 41,34%. O PT também havia governado o município de 2005 a 2012, somando ao todo 16 anos sob o comando do atual prefeito, Ary Vanazzi, que não podia concorrer à reeleição.
Heliomar citou a Unisinos como um foco no mandato, que começa em 2025. “Sabemos o tamanho do compromisso que assumimos junto da cidade. E queremos a Unisinos junto com a gente. Nós queremos construir uma nova cidade aproveitando os ativos que temos aqui, e a Unisinos é um dos maiores ativos que a cidade de São Leopoldo tem. Não estamos sendo parceiros de instituições como a universidade e como o Tecnosinos, que é um polo de inovação e tecnologia importante.”
Em clima de festa, a Avenida João Corrêa, principal via pública da cidade, foi tomada por apoiadores emocionados a partir das 19h, quando o resultado saiu. O mar de bandeiras e buzinas expressou a intensidade da comemoração. Orgulhosa, a bancária Irlene Bitelo, de 47 anos, pousou em roupa com estampa de vaca, bradando “Eu sou gado! Eu sou Delegado Heliomar!”, com o objetivo de ressignificar um apelido depreciativo associado aos apoiadores do Partido Liberal.
Regina Caetano, vice-prefeita eleita, destacou o foco necessário no cuidado com a população. “Hoje, começamos uma nova história, um marco de transformação na nossa cidade onde a gente vai poder se orgulhar de morar em São Leopoldo. Pela nossa saúde, pela nossa educação, pelo cuidado com as crianças e com os idosos. É tudo isso que a gente propõe, um cuidado com as pessoas. Meu papel como vice é justamente este: humanizar a cidade. E eu tenho certeza que o Heliomar será o melhor prefeito que São Leopoldo já teve”, completou.