Filme venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado

O filme “Ficção Americana”, lançado em 2023, mostra a história do complexo escritor negro, Thelonious “Monk” Ellison, interpretado brilhantemente por Jeffrey Wright, que foi indicado ao Oscar de melhor ator. Na história, o escritor já lançou diversos livros, porém não obteve sucesso financeiro, já que suas tramas não são estereotipadas como o mercado branco quer. Ao se deparar com o sucesso de um livro recheado de retratações problemáticas sobre os afroamericanos, da escritora Sintara Golden (Issa Rae) e por estar com problemas familiares – sua mãe Agnes (Leslie Uggams) está com Alzheimer -, ele inicia, em um ímpeto e como piada, a escrever uma história repleta de negros que usam gírias, cometem crimes e usam drogas. Ao apresentar a história para o mercado, as editoras brancas se encantam com a narrativa e Monk se vê em um dilema entre lucrar com algo que vai totalmente contra os seus princípios ou então perder seu único sucesso em anos de carreira.

O filme é baseado no livro Erasure, de Percival Everett. A partir dele podemos analisar diversas questões, como o tratamento dado à população afro nos Estados Unidos, com. É o caso da irmã do protagonista, Lisa, interpretada por Tracee Ellis Ross, que deve passar diariamente por um detector de metais em seu trabalho como médica. Ou, então, questões familiares como a morte trágica do pai dos personagens principais e as traições dele com mulheres brancas. Ainda, há o exemplo do outro irmão de Monk, Clifford e sua difícil relação com a mãe ao se assumir gay.

A narrativa é repleta de momentos cômicos, principalmente quando Monk assume um nome heterônimo para não ser identificado e ainda ter que andar e falar de maneira estereotipada como alguém do “gueto”, algo difícil para um sujeito discreto como ele. Ao mesmo tempo, a obra conta com belas cenas, como o encontro entre a sua mãe e sua nova namorada, Coraline (Erika Alexander).

O filme está disponível no Amazon Prime Video