Tributo à banda sueca traz orquestra, figurinos chamativos, vocais profissionais e coreografia para despertar nostalgia aos fãs de ABBA

Com o objetivo de trazer uma experiência aos fãs da banda ABBA, o espetáculo ABBA Experience in Concert traz a vivência de um show do grupo sueco. Produzido pela BRZ produções, é avaliado como o maior tributo da banda. Prestigiei o espetáculo no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, onde a audiência era composta por jovens e um público de maior idade. Todos muito bem vestidos, com paetês, tecidos chamativos e coloridos, assim como a banda, conhecida por seu estilo glamuroso e com influência disco anos 70.

Contando com quatro sócias dos membros da banda original – Benny Andersson, Anni-Frid Lyngstad, Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus -, os artistas desta produção foram agraciados com um figurino idêntico na excentricidade e alegria. E não para por aí. Durante o show são realizadas diversas trocas de looks, acessórios de cabeça e botas brilhantes. 

O trabalho de dar vida a grandes sucessos como Dancing Queen, Mamma Mia, Take A Chance On Me e The Winner Takes It All é da orquestra ao vivo, que fica ao fundo do palco, regido por um maestro preciso. Além disso, as artistas que interpretam as duas vocalistas da banda possuem alcance vocal e energia de sobra para fazer com que todo o público cante junto. As músicas da banda sueca não são fáceis de serem cantadas, e ambas realizam a tarefa ao vivo sem problemas, com ajuda dos vocais secundários dos artistas masculinos.

O espetáculo também conta com um grupo de dançarinos que tornam a performance ainda mais atrativa. A coreografia animada carrega a narrativa das músicas de maneira teatral, ritmada e até mesmo cômica, o que torna a experiência divertida e nostálgica. 

A similaridade e maneirismos dos próprios artistas, como se comunicar com o público em inglês – como a banda faria -, dá a chance para que a plateia entre nessa brincadeira de ilusão. O espetáculo também oferece que o espectador aproveite o momento como bem entender, seja em pé, dançando e cantando, ou sentado na cadeira, mas apreciando todo o momento.

O que faz a experiência funcionar é similar ao musical e ao filme Mamma Mia, que utiliza das músicas atemporais da banda para dar à luz uma história divertida. As canções são tão versáteis que podem ser utilizadas para diversos trabalhos diferentes, todos utilizando também do charme original. A banda ABBA fez história com sua trajetória no mundo da música, e tributos como esse continuarão sendo feitos para despertar nostalgia e alegria nos fãs. 

Por: Milla Lima