Preferência pelo chopp artesanal tem garantido clientes em várias cidades da serra gaúcha
Há sete anos, Jonathan começou a produzir cerveja em casa, para consumo próprio e para vender aos amigos e familiares. Iniciou sozinho, realizando testes e, com o tempo, foi se aperfeiçoando por meio de leituras, pesquisas e tutoriais. No começo, conseguia vender 100 litros por mês.
Após um tempo, seu tio se interessou, decidiu entrar com o investimento e, assim, abriram o próprio negócio juntos. Começaram com a produção terceirizada e só no final de 2016 que a marca Wig’s Craft Beer foi criada. Em setembro deste ano, inauguraram a cervejaria própria.
Hoje, Jonathan Arthur Seger administrador e sócio da cervejaria de Santa Maria do Herval espera que, neste final do ano, as vendas ultrapassem a capacidade de produção, que é 20 mil litros de chopp. A média de venda anual é de 10 mil litros. A cervejaria tem sete clientes fixos na cidade e cerca de 10 a 12 clientes fora do município, entre eles bares, restaurantes e pubs, além do serviço de delivery.
“Notamos crescimento e procura devido a marca e a qualidade”, comenta Jonathan. Segundo ele, antes e durante a pandemia a venda por mês foi em média de 4 a 5 mil litros, e no período pós pandemia conseguiram dobrar essa quantidade. A expectativa da cervejaria agora é aumentar cada vez mais a produção e atingir a capacidade de 20 mil litros.
Clientes garantidos
Jaqueline Alles, proprietária do Alles Haus Pub, também de Santa Maria do Herval, tem o chopp do Wig’s desde 2020 e espera um movimento grande, pois várias confraternizações de famílias e empresas estão agendadas. “Recebemos clientes de várias cidades, como de Gramado, Canela, Porto Alegre, Canoas, entre outras. “As pessoas pedem muito pela cerveja artesanal”, comenta.
No Restaurante Schwarz Maria, a administradora Maria Pereira Barbosa diz que a expectativa é que as vendas cheguem a 400 litros de chopp no mês de dezembro. “Muitas pessoas vêm para conhecer as coisas produzidas no município e acabam consumindo”, afirma.
Estilos e ingredientes
No momento, a cervejaria produz seis estilos de cervejas: Pilsen, American Pale Ale (APA), Altbier, Stout, Weissbier e Porter Chocolate. Para o ano de 2023, pretendem lançar mais um tipo: a IPA. Elas estarão disponíveis na opção de longneck e growlers.
Jonathan relata que o estilo Pilsen é o mais procurado pelos clientes. “É um estilo de cerveja que agrada maior número de pessoas, fica em torno 90% da venda”, comenta. Os ingredientes da cerveja são: água, malte de cevada, lúpulo e levedura. Alguns, também contém o malte de trigo. Os valores variam de R$ 9,50 a R$ 13 o litro.
O diferencial da Kombi Beer
O nome Wig’s Craft Beer surgiu devido ao apelido do Jonathan, conhecido como peruca. No início, chamavam até de “Cerveja do Peruca”, mas, logo depois, quando começaram a produzir e vender mais, decidiram traduzir para o inglês. Wig’s é peruca e Craft Beer é cerveja artesanal.
Sobre a Kombi Beer, Jonathan comenta que foi uma opção criativa e prática, para levar o chopp até os eventos. “É só chegar, estacionar, instalar as torneiras, ligar na luz e estamos prontos para servir”, diz.