Em 2023, a variação de valores de produtos como sabão em pó, amaciante e alvejante ligam o alerta no bolso de quem compra

No decorrer do ano de 2023, até o mês de setembro, deixar as roupas macias e cheirosas tem pesado no bolso de quem vive na Grande Porto Alegre. Isso porque dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, neste período do ano, o sabão em pó, por exemplo, teve um aumento na variação total de 0,73%, enquanto o amaciante e alvejante acumularam uma alta de 0,57%. 

Enquanto isso, o sabão em pó no cenário nacional teve uma deflação de -3,41% no período de janeiro a setembro de 2023, assim como o amaciante e alvejante que no país vêm marcando -2,48% nos mesmos meses. Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) destes três produtos somam um aumento de 1,3% até setembro deste ano, o que pesou no bolso dos consumidores e tem feito com que as pessoas criem critérios na hora das compras. 

A dica é economizar

Segundo o estudante de Engenharia de Produção, Paulo Teixeira, que mora sozinho na região metropolitana de Porto Alegre há 1 ano, comenta que a alta dos preços tem seus pontos negativos, mas contribui para que as pessoas conheçam alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente e novas marcas de produtos. “Com o aumento do preço do amaciante, descobri, em pesquisas na internet, que posso substituí-lo pelo vinagre de álcool ao lavar as roupas. Fora que essa opção é uma aliada para manter a máquina de lavar funcionando corretamente, visto que, o uso contínuo do amaciante de roupas pode vir a estragar o eletrodoméstico”, comenta.

Através de produtos de uso diário em casa como o vinagre, podemos desenvolver novas fórmulas para economizar e também contribuir com o meio ambiente (Foto: Freepik)

A diarista Simone da Silva conta que a alta dos preços também foi sentida nas casas em que auxilia na limpeza, mas que sempre tem uma estratégia quando o assunto é economizar: “Para todo mundo pesa ver os valores de produtos necessários para limpar a casa e as roupas subirem. A gente se assusta, mas eu busco sempre utilizar o necessário, sem desperdiçar. Também, busco encontrar outras marcas não tão conhecidas no mercado, mas que tem a mesma função e acabam tendo um valor um pouco mais em conta. Isso já ajuda a deixar as roupas limpas e também a economizar.” 

Acumular roupas é uma dica para evitar lavar e desperdiçar produtos em excesso. (Foto: Freepik)

Simone ressalta que tanto na casa dela – onde mora com crianças -, quanto na casa em que faz as limpezas, a visão é sempre de acumular na hora de lavar roupa: esperar juntar muitas peças para evitar que o serviço seja feito diversas vezes, gastando produtos já inflacionados.

Alternativas sustentáveis

  • O amaciante natural é um dos aliados quando falamos em alternativa acessível, é simples de fazer e amigo da saúde e do meio ambiente.