Equipe criada em 2009 sonha em conquistar a Copa Brasil pela primeira vez na história

O futsal é um dos principais esportes do Brasil, sendo o mais praticado pelos estudantes nas aulas de Educação Física, segundo o Ministério do Esporte. Entretanto, o futsal para surdos ainda tem pouca visibilidade. A Associação Missão Surdos (Amis), de Novo Hamburgo (RS), foi criada em 2009 com o intuito de popularizar a modalidade através da inclusão no esporte.

O presidente da Amis, Gilberto Lange, conta que a criação da associação surgiu em razão de um projeto chamado Missão Surdos, desenvolvido pela Igreja Luterana. Os fundadores foram os próprios surdos, que se interessavam em jogar bola, e um grupo de pessoas que apoiavam a igreja.

Gilberto foi o mentor da associação, já que promovia atividades esportivas pela igreja e, como ocupava cargo de liderança, permaneceu junto e à frente dos trabalhos. Atualmente, o clube tem duas equipes de futsal, uma masculina e, outra, feminina, reunindo 40 atletas. Destes, 26 são homens e 14 são mulheres. A faixa etária é livre, mas a maioria dos atletas tem entre 15 e 40 anos.

A Amis mantém parceria com a prefeitura de Novo Hamburgo, que cede o Ginásio Municipal Alberto Mosmann, na Fenac, para a prática dos treinos que acontecem aos sábados à tarde. Em algumas situações, a equipe de surdos também utiliza o Ginásio Municipal Agostinho Emilio Cavasotto.

Para a produção de uniformes e custeio das viagens para a disputa de competições, a Amis não recebe ajuda do município. Tudo é adquirido com recursos próprios dos associados e familiares.

Momento de instrução do Gilberto Lange no treino entre as equipes feminina e masculina. (Foto: Gabriel Jaeger/Beta Redação)

Além de presidente, Gilberto colabora na organização dos treinos. Para uma melhor comunicação, utiliza a Linguagem de Libras com os atletas, visto que possuiu formação em Libras e também é intérprete. “Antigamente, tínhamos local para o curso de Libras. Agora, estamos sem espaço para dar continuidade às aulas. Seria de extrema importância ter um local para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, enfatiza.

Pablo José Pereira Duarte, 27 anos, é um dos atletas mais experientes da Amis. Joga pela equipe desde 2013 e atua como vice-presidente da associação. Ele relata que se sente acolhido, adora jogar pela equipe e aguarda ansiosamente pelo início dos campeonatos estaduais e nacionais. “Logo começam as disputas da Copa Gaúcha, Copa Sul e Copa Brasil. Estou muito feliz. A Amis é como uma família para mim”, destaca.

Pablo joga pela Amis há 10 anos e também atua como intérprete e vice-presidente. (Foto: Gabriel Jaeger/Beta Redação)

Pablo é um dos poucos atletas da Amis considerado parcialmente surdo, visto que consegue ouvir sons reduzidos, em níveis diferentes, com o auxílio de um aparelho auditivo. Além de atleta e vice-presidente do time, é intérprete e auxilia o técnico Jonas Goebel no momento de instruir e orientar o time.

Jonas foi o treinador da equipe masculina que garantiu o título gaúcho em 2022. Com a conquista, foi convidado para treinar a Seleção Gaúcha no Campeonato Brasileiro de Seleções da modalidade, que será disputado em Santa Cruz do Sul, entre os dias 21 e 23 de abril.

Clique aqui para acompanhar parte do treino da equipe da Amis.

“Tenho pouco conhecimento em Libras, que foi adquirido pelo convívio. Quando o Gilberto não está presente, o Pablo me ajuda na comunicação com os atletas juntamente com a prancheta, já que o visual é primordial para os atletas entenderem melhor o que precisam fazer”, explica o técnico.

Jonas também ressalta que a Amis só conquista tantos resultados positivos graças à persistência de Gilberto. “É um trabalho diferenciado e que exige muita paciência. O futsal de surdos não gera retorno financeiro, mas temos a satisfação de estar colaborando com a inclusão social”, completa.

Desde 2009, a Amis já disputou torneios estaduais e nacionais. Com a equipe masculina, foi tricampeã do Rio Grande do Sul. Da Copa Sul, competição que também reúne times de Santa Catarina e Paraná, participou em seis edições, sendo campeã uma vez e garantindo dois vice-campeonatos. A Copa Brasil, competição que a Amis almeja conquistar pela primeira vez, já disputou cinco vezes.

No campeonato nacional, a equipe hamburguense tem um vice-campeonato, além de 4º e 5º lugares conquistados. A equipe feminina foi criada em 2021, tendo disputado duas edições do Campeonato Gaúcho e conquistado a terceira (2021) e quarta colocações (2022).

Time feminino de futsal da Amis iniciou em 2021 e busca atletas para integrar a equipe. Foto: (Foto: Gilberto Lange/Arquivo Pessoal)

Gilberto revela que a equipe feminina ainda precisa de reforços para disputar a Copa Sul e o campeonato nacional. “É uma equipe nova, mas estamos tentando evoluir a cada ano para que as gurias possam competir com mais qualidade”, salienta.

Outras modalidades

Além do futsal, a Amis participa de outras modalidades esportivas: futebol 7, futebol de campo, vôlei, basquete e atletismo. O atletismo conta com atuação da atleta Aline Biegel, que já foi campeã brasileira e também mundial de 2022 no Deaflympics, em Caxias do Sul.

Para mais informações sobre a Amis é possível entrar em contato com o presidente da associação, Gilberto Lange, pelo telefone: (51) 99933–1502 ou pelo email amisnh@gmail.com

Eventos do futsal

Campeonato Gaúcho de Futsal
Local: Sapucaia do Sul e Esteio/RS
20/05/2023

Copa Sul de Futsal
Local: Santa Maria/RS
01 e 02/07/2023

Copa Brasil de Futsal
Local: Cascavel/PR
07 a 09/09/2023