Pilates, qualidade de vida e bem-estar para grupo de idosos em Novo Hamburgo

Programa Melhor Idade se destaca por proporcionar atividades físicas adaptadas para pessoas com mais de 50 anos

Desde 2017, o Programa Melhor Idade (PMI), promovido pela prefeitura municipal de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, substitui o extinto Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) do governo federal. O PMI atual visa a promoção de atividades físicas, culturais e de lazer que estimulem a convivência social, o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e a autonomia das pessoas idosas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus participantes.

De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer do município gaúcho, Daniel Becker, o programa se mantém com recursos advindos para a própria Secretaria de Esporte e Lazer de Novo Hamburgo e parcerias com paróquias, clubes, associações de moradores dos bairros nos quais o projeto está presente.

“Hoje o Programa conta com as seguintes atividades: modalidade de ritmos, câmbio (vôlei adaptado), pilates de solo e ginástica funcional. Visamos a inclusão do idoso no contexto social por meio de outras atividades como palestras, caminhadas, passeios, encontros festivos, engajamentos em campanhas municipais, entre outros”, explica Daniel.

Bairros assistidos pelo Programa Melhor Idade

Bairros assistidos pelo PMI em Novo Hamburgo (Ilustração: Torriê Aliê/Beta Redação)

Hoje o PMI conta com 16 núcleos de atividades distribuídos pela cidade, nos bairros: Centro, Rondônia, Boa Saúde, Santo Afonso, Roselândia, Rincão, Diehl, Lomba Grande, Primavera, Rio Branco, Canudos, São José, Hamburgo Velho, Liberdade, Ideal, São Jorge, Operário e Guarani.

O Ginásio Municipal Alberto Mosmann recebe a turma do pilates nas quintas-feiras pela manhã (Foto: Torriê Aliê/Beta Redação)

No Ginásio Alberto Mosmann, localizado no bairro Ideal, o aposentado Ricardo Henrique Becker, 62 anos, comenta que recentemente ao largar o ofício de mecânico e se aposentar, encontrou um novo ânimo nas aulas de pilates e no câmbio.

Esta modalidade, o vôlei adaptado, surgiu na década de 1990, no Rio Grande do Sul, e utiliza-se da mesma quadra do vôlei, assim como a mesma rede e o mesmo tipo de bola. No esporte, cada equipe é formada por nove jogadores que podem ser do mesmo sexo ou mista. O jogo tem dois tempos, com duração de 15 minutos cada, ou até que alguma equipe atinja 15 pontos, o que ocorrer primeiro. O objetivo é o mesmo do vôlei: fazer com que a bola toque a quadra adversária.

Ex-mecânico, Ricardo Becker, encontrou nas atividades físicas ações para a melhora da saúde e para o entretenimento. (Foto: Torriê Aliê/Beta Redação)

“É muito bom participar das atividades propostas, tu te sentes renovado, tenho disposição diariamente, não me sinto com preguiça”, comenta Ricardo

Já no bairro Liberdade, em outra área de Novo Hamburgo, a Paróquia Santo Antonio decidiu apoiar o projeto e ceder seu ginásio para que todas as quartas e sextas-feiras os alunos idosos pudessem praticar suas atividades de ritmos e pilates. E quem gostou muito de saber que pertinho de casa havia a possibilidade de novas amizades, novos conhecimentos e obviamente de poder colocar o corpo em movimento, foi a dona Cecília dos Santos, 71 anos, que há dois anos participa do PMI e conta que as dores no corpo foram embora e se sente uma pessoa renovada a cada aula.

Com o auxílio de objetos do dia a dia, as alunas fazem exercícios simples, mas que instântaneamente auxiliam muito em seu desenvolvimento, equilíbrio e força. (Foto: Torriê Aliê/Beta Redação)

“Buscar nas atividades físicas a solução para os problemas de saúde pode ser o melhor remédio. É muito bom participar da ginástica porque faz muito bem para a saúde”, aconselha, Cecília.

Já que a meta é se movimentar, quem pode participar?

Conforme a coordenadora do PMI, Raquel Gonçalves, hoje 1.600 alunos realizam as atividades nos diversos núcleos nos bairros de Novo Hamburgo. Homens e mulheres com faixa etária de 50 anos ou mais, que só estão aptos a participar das modalidades após a liberação de um médico. Todos devem apresentar um atestado afirmando que estão em condições para participarem das atividades propostas.

Em qualquer faixa etária é importante se exercitar, sempre lembrando dos devidos cuidados e de estar com a saúde em dia para colocar o corpo em movimento. (Foto: Torriê Aliê/Beta Redação)

Benefícios para quem escolhe praticar atividades físicas

De acordo com o professor de pilates e do câmbio (vôlei adaptado), Josafá Xavier, um dos estagiários supervisionados por professores com formação em Educação Física, comenta que não há idade que limite as pessoas buscarem o bem-estar para suas vidas, que é possível perceber que o público participante consegue ter melhores percepções corporais, qualidade de vida, mais equilíbrio estático e dinâmico, diminuições das dores lombares, melhora na força, diminuição do risco de quedas, dentre outros. Além disso, Josafá Xavier, ressalta que as limitações físicas não são um empecilho pra quem quer se exercitar, afinal é através do movimento que essas condições físicas podem ter uma evolução muito rápida.

Em 2021, o Ministério da Saúde lançou o Guia de Atividade Física para a popluação brasileira, e lá encontra-se um capítulo exclusivo com informações sobre atividade física para idosos. Acesse, vale a pena conferir os benefícios!

O professor Josafá além de ser docente, é a base do aluno, é ele quem sustenta e mostra a cada aula que limitações físicas não são um empecilho quando existe força de vontade e alguém para auxiliar no decorrer do caminho. (Foto: Torriê Aliê/Beta Redação)

Como se inscrever no PMI

De modo gratuito, exitem dois modos para a inscrição junto ao PMI. A primeira é através do contato telefônico: (51) 35951577. A outra, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Novo Hamburgo, localizada na Rua David Canabarro, nº 20, bairro Centro. Os interessados, acima de 50 anos de idade, podem realizar a sua inscrição nas atividades escolhidas e no bairro mais próximo do seu local de moradia.

By Beta Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também