Histórias inspiradoras de academias exclusivamente femininas que se destacam, não apenas por suas propostas de treino, mas por serem verdadeiros refúgios de empoderamento e inclusão.

No mundo fitness, as academias destinadas exclusivamente ao público feminino têm se destacado cada vez mais, proporcionando ambientes mais acolhedores e personalizados. Ao observar as nuances desse fenômeno, é possível perceber que esse tipo de estabelecimento vai muito além de simplesmente oferecer um local para a prática de exercícios físicos. O sucesso das academias femininas reside em uma combinação inteligente de fatores, que vão desde treinos específicos até uma abordagem mais individualizada.

Tatiana Schaedler, professora e proprietária da academia Curves, localizada no bairro Menino Deus em Porto Alegre, compartilhou sua experiência desde a época de estagiária até se tornar empresária. Ela destaca que a escolha por uma academia feminina está profundamente relacionada ao ambiente seguro que apenas uma academia exclusiva pode proporcionar. “Comecei em 2012, como professora, e em 2015 adquiri a Curves. Desde então estamos há 8 anos no mercado!”, enfatiza. “[As alunas] se sentem confortáveis, não precisam dividir equipamentos com homens,[…] Também não precisam se preocupar com olhares constrangedores, que malham de uma forma despreocupada.” ressalta, comentando de alguns dos benefícios percebidos pelas alunas.

Karen frequenta a Curves Menino Deus há 10 anos, e destacou a liberdade e a construção de amizades como benefícios específicos de treinar em um ambiente exclusivamente feminino. Para ela, a presença de instrutores homens não alteraria sua experiência, desde que fossem respeitosos. “[o sexo e a sexualidade dos instrutores] não atrapalharia… Se fosse homem, mulher, gay… Isso não importa pra mim”, afirma. Ela ressalta a importância da representatividade feminina na equipe, contribuindo para a identificação e o conforto das alunas.

Em ambientes exclusivamente femininos, os treinos podem ser moldados de forma mais específica para atender aos objetivos individuais, mas além disso, uma característica marcante das academias exclusivas para mulheres é o ambiente composto por profissionais qualificadas, na maioria das vezes, do mesmo gênero. Esse fator cria uma conexão mais próxima, permitindo uma abordagem individualizada que considera não apenas os objetivos de condicionamento físico, mas também limitações específicas. Além disso, proporciona um sentimento de proteção e confiança, além de pertencimento, eliminando preocupações relacionadas a comportamentos sexistas, assédio ou comentários inadequados.

Foto: academia Curves Menino Deus | Tatiana Schaedler, arquivo pessoal

Wagner Zaccani, sócio da academia MyPlan Fem,  afirma que, mesmo com treinadores e funcionários homens, o cuidado segue o mesmo em relação ao profissionalismo e cuidado com as questões referentes ao assédio e situações constrangedoras no ambiente.” Nossos professores passam por treinamentos mensais que ajudam a manter essa segurança para nossas alunas”, afirma.

Compartilhando a proposta da academia, totalmente dedicada às mulheres, Wagner destaca os serviços personalizados e a ênfase na segurança como diferenciais. “Somos contra qualquer tipo de assédio dentro e fora da nossa unidade”, enfatiza. Ele destaca que, além da segurança, as alunas valorizam o atendimento mais personalizado oferecido pela MyPlan Fem. “Estamos há 7 meses no mercado, com uma metodologia própria para garantir a excelência nos serviços.”

Foto: Equipe MyPlan Fem | Wagner Zaccani, arquivo pessoal

Optar por uma academia feminina vai além da prática de exercícios físicos. Talita Soares, educadora física e proprietária da academia Garota de Ipanema, compartilha sua transição de trabalhar com homens para criar um ambiente exclusivamente feminino. Ela destaca que, além dos treinos, as alunas buscam a academia como uma forma de terapia. “Elas conseguem relaxar e colocar para fora todos os males delas”, comenta Talita. Ela afirma que já recebeu críticas quanto a exclusividade de gênero na academia, e ressalta que a academia promove união entre as mulheres. “Aqui a gente se une e consegue ressignificar o ambiente”, destaca.

Em um cenário em que as academias exclusivas para mulheres ganham espaço, fica claro que esses ambientes vão além do condicionamento físico. São espaços de empoderamento, segurança e apoio mútuo, onde as mulheres se sentem à vontade para cuidar de sua saúde e bem-estar. 

Inclusão em pauta

Nesses ambientes, a abordagem não é diferente com as mulheres da comunidade LGBT. O ambiente se mostra receptivo, promovendo uma troca mútua e eliminando discriminações. “Eu tenho uma aluna trans, e isso sempre foi muito tranquilo aqui. […] Sempre houve essa questão de acolhimento com todas”. Afirma Talita Soares,  proprietária da academia Garota de Ipanema, reforçando a abertura e respeito presentes nesses espaços.

Além dos benefícios físicos, as academias exclusivas para mulheres promovem um ambiente propício à socialização. Esses locais se tornam espaços não apenas para exercícios, mas também para diversão, bate-papo e compartilhamento de experiências. O estímulo à permanência e frequência nas atividades é reforçado pela construção de amizades e parcerias, transformando a academia em um ponto de encontro e suporte social. “[As alunas] são extremamente participativas quando surge algum evento ou uma ação beneficente” afirma Tatiana, proprietária da Curves, que se envolveu recentemente, junto das as alunas, à causa das enchentes em Porto Alegre, recolhendo roupas e demais doações.

Foto: Reprodução/Instagram academia Garota de Ipanema na “Caminhada das vitoriosas 2022”.

O sucesso dessas academias reside na criação de ambientes que não apenas atendem às necessidades físicas, mas também promovem uma experiência emocionalmente enriquecedora para suas frequentadoras.