Com celulares em mãos, gravando vídeos e com semblantes de orgulho, familiares assistem por trás das redes do ginásio do Pão dos Pobres, em Porto Alegre, aos treinos do projeto Futsal Down Feminino. Com o sonho de realizar uma apresentação na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que terá a capital gaúcha como uma das sedes, as atletas, de variadas idades, se desafiam na quadra sem renunciar à diversão e ao sorriso no rosto.
Criada há pouco mais de dois anos por três irmãos – Dora Moreira, Delmar Moreira e Fátima Berwanger -, a Associação Downs no Esporte nasceu com o objetivo de dar espaço esportivo a jovens que não se encaixavam em escolinhas tradicionais. A solidez do projeto, que já mantinha um time masculino, abriu caminho para a criação da categoria feminina neste ano.
“A gente ia para oficinas em tudo que era lado, mas não tinha um grupo específico para o esporte dos downs”, explicou Dora, presidente e mãe de Bernardo, menino com síndrome de Down e atacante da equipe.
Juntas, as alas masculina e feminina do projeto somam 45 jovens e contam com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre para uso da quadra e parcerias com instituições como o Pão dos Pobres. Quem treina as equipes é Jardel Machado, ex-jogador de futebol profissional e campeão da Copa do Brasil de 1999 com o Juventude, que assumiu a função há cerca de um ano.

Atletas treinam todos os sábados no ginásio do Pão dos Pobres, em Porto Alegre. | Foto: Giovani Baltezan
Entre as atletas, Laura Rochedo e Bruna de Franceschi Brandolt vibram com o futsal. Laura, que joga há dois anos, garante que o que mais gosta é de fazer amigas. “A Bruna é minha ‘BFF do coração’”, comenta. Já Bruna resume a importância do projeto em poucas palavras: “Além de ser referência, é uma experiência e uma vida nova para mim”.
O apoio das famílias é essencial. Igor Quevedo, pai de um atleta do time masculino, afirma que o espaço mudou a rotina do filho: “Essas oportunidades não se encontram em todo lugar. Aqui ele está entre os iguais, se estabeleceu e encontrou amigos. É muito legal ver ele participando”.
Rumo a 2027
Embora não seja competitivo no formato oficial, o futsal Down feminino de Porto Alegre quer marcar presença em grande estilo. A meta é apresentar-se diante do mundo durante a Copa de 2027. “É um time que nós estamos preparando para elas fazerem uma apresentação inédita de futsal Down feminino”, reforça Dora.
O desafio, contudo, ainda é estrutural. “Nós não temos apoio de empresas, só da prefeitura. Estamos correndo atrás de parcerias para poder implantar mais coisas, mas vai ser devagar, conforme as possibilidades”, reconhece a presidente.
Enquanto a bola rola, os sorrisos e abraços entre os atletas mostram que o maior gol, a criação de um espaço de inclusão, amizade e sonhos, já foi marcado.
