O documentário de três episódios mostra trechos da vida do jogador brasileiro e como a sua trajetória vai além de ser uma estrela do futebol

Dirigido pelo inglês David Tryhorn, o documentário Neymar: O Caos Perfeito, lançado em 2022, pela Netflix, constrói a narrativa acerca da vida pessoal e profissional do jogador, não seguindo necessariamente uma forma linear. O roteiro inclui diversas partes da vida de Neymar, como filho, amigo, pai e principalmente o próprio atleta. Um ponto positivo fica nas imagens escolhidas para mostrar o atleta, quase sempre do dia a dia dele, como em jogos ou em momentos particulares. 

O documentário parece buscar uma posição neutra ao tratar os diferentes acontecimentos da carreira e da trajetória, outrora elogiando, outrora mostrando os erros do astro. Mas em alguns momentos é possível notar que os entrevistados escolhidos foram os mais próximos, como companheiros de time, que tinham uma relação de afeto com o brasileiro. 

A obra enfatiza que o atleta “vive a sua vida como quer” algo que incomoda muito o público externo. Durante o ano, por exemplo, o jogador aproveita festas com os amigos e familiares. Outro aspecto abordado é a relação pai-filho que, desde cedo, foi modificada por conta dos negócios. 

A todo momento, a série explora a relação do jogador com a mídia, o colocando como centro das atenções, por exemplo, chamando a seleção brasileira de ‘a seleção do Neymar’, impondo uma pressão ao jogador. O jornalista esportivo Juca Kfouri, fala que Neymar é manchete muito mais por questões extra esportivas do que por façanhas dentro de campo. No documentário, podemos notar tanto a presença das manchetes extracampo, como também as atuações dentro de campo. Sendo positivo ou negativo, este julgamento fica por conta do espectador.  

Em nenhum momento suas atitudes foram acobertadas ou defendidas, algo que pensei que veria por ser um documentário pessoal. A mensagem implícita na obra é que talvez devêssemos olhar o seu estilo de vida como uma fuga para o que é “ser Neymar”, longe da pressão fora de campo. A obra mostra que não é tão simples ser um astro do futebol, mesmo com todo o dinheiro do mundo, mulheres e fama. Com um tom balanceado em crítica e elogios, a minissérie revela que é necessário que tenhamos cuidado com as opiniões e falácias, ainda que as críticas existam.