Estações mais quentes impulsionam as vendas de floricultores na Central das Flores

Chegada da primavera anima comércio especializado de plantas dentro da Ceasa/RS
Área interna da Central das Flores, na Ceasa, que ficou 40 dias fechada em função da enchente – LAURA SANTIAGO/BETA REDAÇÃO

A mudança do inverno para a primavera já traz boas perspectivas para os floristas e para as floriculturas da Companhia Estadual de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa-RS). A Ceasa fornece diversos produtos para a população em geral e também para vendedores diretos, e um dos pavilhões que integram o complexo é o da Central das Flores. Lá, 13 permissionários, de acordo com o site da central de abastecimento, possuem espaços para vender flores, plantas e os mais diversos itens ligados à terra. 

Os meses que registram temperaturas mais altas costumam ser os de maior venda. Bia Lemos, florista e permissionária da Central das Flores, explica que há picos na procura pelos clientes. Segundo ela, o movimento mais expressivo começa em março, com a volta dos moradores de Porto Alegre (RS) depois do veraneio no litoral. Porém, essa alta no movimento dura até o início do inverno. “É muito frio, as pessoas ficam mais recolhidas. Então, quase não procuram plantas. Claro que tem obras na cidade, então quando tem construtora que precisa eles vêm e compram, mas geralmente dão uma parada no inverno. Agosto começa a reagir, ali quando começa a Expointer, aí começam as vendas, e elas vão até dezembro, até o Natal, aí para novamente. O pessoal começa a se dispersar da cidade, né? Deixa tudo vazio aqui”, explica. 

“Nós ainda estamos correndo atrás” ressalva Bia Lemos sobre os estragos causados pela enchente. – LAURA SANTIAGO/BETA REDAÇÃO

As vendas na Central das Flores são para o público em geral, assim como para empresas e por atacado. O movimento maior de consumidores finais costuma ser aos sábados. Durante a semana, paisagistas e floriculturas são a maioria, de acordo com a florista. “Sábado é um dia mais específico para o consumidor final. O pessoal quer tomar um chimarrão, dar uma passeada com seu pet, apreciar, né? Contemplar a natureza”, observa Bia. O pavilhão possui flores e plantas para todos os lados, com um toldo protegendo os escritórios dos permissionários, e também parte ao ar livre. 

Liliane Motta Pereira, funcionária há 15 anos do Shopping das Flores e há quatro anos no espaço da Ceasa, também percebe que o movimento cresce na primavera. “A tendência é aumentar mais agora, para perto do verão. Vai ficando bom, e eu acho que também, devido à enchente que deu, caiu um pouco o movimento, mas graças a Deus está voltando agora. Não é aquela coisa, mas está voltando.” 

“Vimos que o público se interessa por mais informações [sobre plantas], então o projeto é fazer algum tipo de oficina todo o mês” – comenta comerciante, Bia Lemos – LAURA SANTIAGO/BETA REDAÇÃO 

Feirão da Primavera

Com a troca da estação, a Ceasa/RS promoveu um Feirão da Primavera, dos dias 24 a 28 de setembro, com a realização de oficinas e workshops na Central das Flores. A florista Bia Lemos explica que uma edição anterior do feirão havia sido feita após a pandemia de Covid-19. Para ela, a edição deste ano trouxe uma alta na comercialização de 60%. A ideia é promover essas feiras com mais frequência. “Com oficinas, workshops, porque a gente viu que o público se interessa por mais informação sobre plantas. Porque planta é vida, é qualidade de vida, né? Quem não quer uma plantinha ali em casa? É um assunto que tem procura, têm interesse da população. Então nós, juntamente com o pessoal da comunicação ali da Ceasa, vamos começar a fazer, talvez tenhamos um projeto de até uma vez por mês fazer alguma coisa, alguma oficina, algum material”, diz. 

O Shopping das Flores também percebeu uma movimentação maior com a promoção do Feirão, segundo Liliane Motta Pereira, funcionária do local. Para ela, a divulgação é essencial, mas observa que as vendas têm aumentado com a primavera e em um contexto pós-enchente. 

Serviço

A Central das Flores funciona no Pavilhão 8 da Ceasa/RS, na Av. Fernando Ferrari, 1001, bairro Anchieta, em Porto Alegre. O horário de funcionamento nas segundas-feiras é de 7h às 15h; de terças-feiras a sextas-feiras, de 7h às 17h; e, nos sábados, de 7h às 12h. 

Central das Flores funciona de segunda a sábado na Ceasa, no bairro Anchieta, em Porto Alegre (RS) – LAURA SANTIAGO/BETA REDAÇÃO

Amanda Bormida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também