Com tarifa pré-determinada, táxi pode ser mais econômico que transporte por aplicativos em Novo Hamburgo

Transporte alternativo mobilizou taxistas da cidade a recuperar seus passageiros

A chegada de serviços de transporte por aplicativo em Novo Hamburgo completou sete anos em seis de outubro. Desde então, aumentou a circulação de veículos no município. Lá atrás, em 2016, diversos usuários de táxi migraram para o novo meio de transporte e a partir daí, passageiros se revezam entre as operadoras disponíveis, mas ainda utilizam as frotas de táxis.

Não foram poucos os taxistas impactados com a chegada dos aplicativos. Daniel Miranda, que é presidente da Associação dos Motoristas Profissionais do Vale dos Sinos, comenta que aproximadamente 50% dos profissionais sentiram os efeitos de alguma forma. “Muita gente desistiu do táxi. Uns deixaram de trabalhar, outros se endividaram por causa dos financiamentos dos veículos”, aponta Daniel, que complementa: “é uma perda muito grande para a região”.

Por ser novidade na época, muitos usuários, não só de táxis, mas de transporte público, acabaram optando por migrar para o novo serviço, que oferecia viagens mais baratas se comparadas ao serviço de táxi e mais rápidas e práticas se comparadas a linhas de ônibus ou trem. Porém, com o tempo, o serviço de aplicativo foi ficando defasado. As viagens mais baratas, muitas vezes não davam conta nem mesmo da manutenção dos carros utilizados pelos motoristas.

“Por vezes, o usuário vai acabar optando pelo aplicativo, pois a viagem sai mais barata. Nos táxis o valor é determinado por decreto da prefeitura. As taxas preveem essas manutenções, como troca de óleo, por exemplo”, explica Daniel. Essa tarifa é calculada e aprovada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Por não ter essa fiscalização, por vezes, os carros de aplicativos podem estar em condições precárias, pois o motorista responsável acaba não fazendo as manutenções necessárias em seus automóveis. “Não cabe às prefeituras fiscalizarem os motoristas de aplicativos”, coloca o presidente da Associação.

Valor da tarifa

Por decreto municipal de Novo Hamburgo, toda corrida de táxi possuí o valor de R$ 4,95 na bandeirada inicial. O valor do km rodado varia de acordo com a bandeira. Na chamada bandeira 1, o valor é fixado em R$ 3,90. Já na bandeira 2 o preço fica em R$ 4,65 por km rodado.

Em transporte por aplicativo, por exemplo, não é possível determinar o valor exato de uma corrida por inumeros fatores. Em dias chuvosos ou em horários de trânsito mais intenso o valor varia muito. A distância de um motorista parceiro até o usuário ou a falta de veículos no momento da solicitação da viagem, também afetam o preço final para o passageiro.

A Estação Novo Hamburgo da Trensurb, localizada na área central da cidade fica há 4km de distância do Hospital da Unimed. Uma viagem de táxi, guiada por GPS pelo caminho mais curto sai em média R$ 20,00 em Bandeira 1. Em horários de pouco movimento de trânsito a mesma rota se feita por carro de aplicativo pode sair por R$ 9,00 ou R$ 10,00. Porém, basta uma alteração no trânsito para que em questão de minutos a mesma viagem saia por mais de R$ 24,00 na categoria popular.

A reportagem da Beta Redação realizou esse teste diretamente na tela inicial de um aplicativo. O resultado foi um aumento superior a R$ 14,00 em menos de três minutos.

Na imagem à esquerda, o trajeto entre os pontos foi solicidato às 20h39 da última quarta-feira. Já à direita o mesmo percurso foi solicidado às 20h42 do mesmo dia.

Relação com o cliente

A necessidade de seguir competitivo no novo mercado gerou debates entre os motoristas de táxis. De imediato foi visto que era preciso recuperar os clientes. A forma encontrada foi melhorar o serviço, que era uma das principais queixas dos usuários. “Alguns passageiros dizem que taxista gosta de dar uma voltinha para rodar mais, porém isso não é verdade”, assegura Daniel. O presidente afirma que, por conhecer as cidades, os motoristas optam sempre por seguir o caminho mais rápido e que muitas vezes o próprio GPS dos transportes de aplicativos faz isso. Daniel ainda conta que: “muitas vezes o passageiro não sabe, mas no táxi ele pode escolher a sua rota, entretanto, precisa informar isso ao motorista”.

Com a finalidade de manter uma boa relação com os usuários, diversas ações são realizadas pela Associação dos Motoristas Profissionais do Vale dos Sinos. No Natal, por exemplo, a categoria realzia ações com crianças. Recentemente, outro grande gesto chamou a atenção em Canoas. Ao desembarcar de um carro de aplicativo, uma mãe acabou esquecendo seu enxoval completo dentro do veículo e, posteriormente, não conseguiu recuperá-lo.

O fato chamou a atenção de diversos taxistas que se uniram, juntaram um valor em dinheiro e fizeram outro enxoval para doar àquela mãe. Para Daniel Miranda, isso só foi possível graças à união e colaboração de todos.

Além disso, grande parte da frota de veículos foi renovada. Hoje, somente em Novo Hamburgo, há 200 táxis. Desses, 90% são novos (modelos acima de 2020). “Hoje em Novo Hamburgo, nossa frota conta com Corolla, Corolla Cross, Tracker, Nivus e outros carros de muita qualidade. Nossos motoristas sentiram a necessidade de se adaptar e oferecer o melhor para os usuários. Temos também carros híbridos por aqui”, celebra Daniel.

Porém, somente melhorar os carros não é o suficiente. Hoje, a Prefeitura de Novo Hamburgo oferece cursos aos motoristas, além da padronização de identidade dos automóveis. Pouco tempo atrás, os táxis não possuíam uma identificação única. Agora, eles são brancos, possuem uma listra azul característica, o número do prefixo é bem identificado, assim como o ponto de cada carro. O objetivo, de acordo com Miranda, é passar segurança aos usuários.

Essa transformação foi planejada pela Associação para acontecer em cinco anos, mas o presidente celebra que em apenas um, muita coisa já foi conquistada. O resultado disso, foi a volta de parte dos 50% dos motoristas que pararam de atuar em 2016. “Daqueles que perdemos, 30% já retornaram e outros estão em contato para ter seu prefixo novamente. Vemos isso como uma valorização da categoria”, assegura, Daniel.

Atualmente, Novo Hamburgo conta com 32 pontos fixos de táxis. Mas caso você não esteja próximo a um desses pontos, ainda é possível contar com o serviço Rádio-táxi, através do telefone (51) 3593 9393 e a central direcionará o carro mais próximo até você. O contato também está vinculado ao Whatsapp, para facilitar para o usuário.

Lucas Alves

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