Com derrota de Nelson Spolaor, PT deixa o comando de São Leopoldo após 8 anos

Com mais de dez mil votos de diferença, Delegado Heliomar (PL) recebeu 51,24% dos votos válidos, contra 41,34% do candidato petista
Candidato Nelson Spolaor conversa com o prefeito Ary Vanazzi durante o discurso do candidato a vice Professor Nado Teixeira – DENER PEDRO/BETA REDAÇÃO

Em São Leopoldo (RS), as urnas refletiram a polarização vista na última eleição federal, em 2022, entre Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Liberal (PL), Mas o resultado foi diferente. O candidato Nelson Spolaor (PT) não conseguiu dar sequência ao mandato do atual prefeito, Ary Vanazzi, no cargo há oito anos.

Vanazzi, que já havia comandado o município em mais dois mandatos consecutivos anteriores, de 2005 a 2012, ressaltou a importância do processo democrático e o respeito pela escolha da população. “Nós tínhamos um projeto que construímos com o Nelson, tínhamos articulado muitos recursos com o governo federal e eu não sei se isso vai acontecer, bem provável que com a mudança de governo, as coisas não aconteçam tão rápido. Nós tinhamos um projeto, mas o povo fez outra escolha que nós respeitamos. O impacto a gente vai ver com o tempo”, afirma Vanazzi.

Prefeito Ary Vanazzi fala aos eleitores enquanto recebe abraço do candidato Nelson Spolaor – DENER PEDRO/BETA REDAÇÃO

Com um semblante tenso, Nelson Spolaor chegou ao comitê minutos antes de a votação ser encerrada. Havia expectativa e confiança entre os eleitores do número 13, mas o único grito de celebração veio com o resultado da primeira urna apurada, no bairro Santa Marta, no qual o resultado era 125 votos para Spolaor e 34 para o Delegado Heliomar (PL). Porém, logo em seguida o candidato de direita passou à frente e não deixou mais a liderança.

Após a fala do atual prefeito e do candidato a vice-prefeito, Professor Nado Teixeira, Spolaor subiu ao palco no comitê político, agradeceu e disse palavras de esperança para os apoiadores. “Nós perdemos a eleição, mas as nossas vidas continuam, a nossa luta continua! O nosso povo não será abandonado, nós estaremos juntos e vocês podem contar comigo.”

A eleição em São Leopoldo teve 116.890 votos totais, o que inclui 5.697 votos brancos, 4,87% dos votos totais, e 4.251 votos nulos, 3,64%. A abstenção foi de mais de 50 mil pessoas, 30,03% do total de aptos a votar. “É importante que a sociedade agora possa acompanhar para ver como se desenvolve. A derrota faz parte da democracia. Vou entregar o cargo para o vencedor e vou estar na cidade, sou morador e militante político, evidente que vou acompanhar este processo”, ressaltou Vanazzi, que governa até dezembro de 2024.

Candidato Nelson Spolaor consola criança que chorava por conta da derrota – DENER PEDRO/BETA REDAÇÃO

Gabriela Frison, de 22 anos, estudante de História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista no Planetário da universidade, busca ver um lado positivo na derrota: “O resultado pode ser um caminho de sabedoria para o partido se reorganizar e repensar. É triste para o povo, porque a gente sabe como as políticas são importantes”. Gabriela relembrou a última vez que o Partido dos Trabalhadores perdeu as eleições no município, em 2012. “Nós tivemos a tentativa da extinção da Secretaria da Cultura. A cidade tem uma luta por moradia muito forte, essa galera foi abandonada pelos interesses de privatizar. O delegado Heliomar é uma promessa de retorno dos governos de direita que a gente já viu na cidade.”

Mesmo com a derrota, Nelson Spolaor estava de cabeça erguida e prometeu ficar ao lado do povo. “Não esqueçam! Aqui vocês têm um companheiro de luta que não tem hora, se tiver que levantar às duas horas da madrugada, nós estamos juntos. Se tiver que ficar acordado a noite toda, nós estamos juntos. Se tiver que disputar e dividir um pão com mortadela, nós estamos juntos! O que não podemos abrir mão é da nossa luta e dos nossos sonhos.”

Emocionados, eleitores do PT acompanham o discurso do prefeito Ary Vanazzi após o resultado da eleição – DENER PEDRO/BETA REDAÇÃO

Gabriel Muniz Ribeiro

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também