A cobertura especial da Beta Redação em Caxias do Sul contou com o apoio e a parceria da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (ARFOC) e do Esporte Clube Juventude.
Os alunos da Unisinos realizaram uma cobertura especial neste domingo, 16 de novembro, durante o primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho de futebol feminino. A turma de Jornalismo Esportivo viajou a Caxias do Sul para cobrir Juventude x Grêmio, no Alfredo Jaconi, para o site e as redes sociais da Beta Redação.
A cobertura, que contou com a parceria da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (ARFOC), da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e do Esporte Clube Juventude, oportunizou a vivência da prática jornalística a um grupo de 17 estudantes formado por Giovani Baltezan, Dener Pedro, Bruna Pedrotti, Mateus Vasconcelos, Amábile Corrêa Rodrigues, Valentina Malara, Nathália Rodrigues, Maria Eduarda Mattos, Thiele Reis, Camille Mello, Luan Oliveira, Nícolas Cordova, Rafael Renkovski, Lia Kirch, Luís Henrique Guarnieri, Gustavo Bays e Vitor Brandão.
Para a professora Beatriz Sallet, que orientou a dupla de fotógrafos no gramado, a cobertura foi marcante. “Vivenciar a alegria dos alunos que entraram em campo para garantir as imagens do jogo foi muito especial e de um valor incomensurável”, destacou.

Já a professora Mariana Oselame, que orientou a produção de conteúdo para o site e rede sociais, destacou a importância da experiência para os estudantes. “Cobrir uma final de Gauchão in loco, em outra cidade, é uma oportunidade única para colocar em prática tudo o que foi discutido na disciplina ao longo do semestre”, afirmou.
Coordenador do curso, Daniel Feix também destacou que a iniciativa representa um avanço importante na formação prática dos futuros jornalistas. “Essa experiência permite que nossos alunos vivenciem o jornalismo esportivo no campo, contribuindo diretamente com um veículo tradicional do setor. É uma oportunidade que fortalece a integração entre academia e mercado”, destacou.

