O local em desuso desde 2019 é o novo cartão postal do município

Após um ano e quatro meses de construção, o Parque Sady Arnildo Schmidt foi inaugurado no dia 4 de abril. O investimento no chamado Parcão foi de aproximadamente R$ 6,5 milhões, com recursos próprios da prefeitura de Campo Bom. O projeto já estava no plano diretor do município, com o intuito de transformar a o terreno e o prédio da antiga Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos em uma área de utilização comum para a população.

A antiga sede da pasta foi destruída e transferida para o Parque do Trabalhador, ainda em 2019. Antes da revitalização, o local do novo parque ficou abandonado por quatro anos e chegou a ser utilizado para descarte irregular de lixo.  

Antiga Secretaria de Obras estava sendo utilizada para descarte irregular de lixo. (Foto: Google Maps, em abril de 2019)

Espaço para praticar a sustentabilidade

A secretária de obras de Campo Bom, Gênifer Engers, comemora a mudança positiva que o parque trouxe aos campo-bonenses e moradores de municípios vizinhos. “Agora, o espaço tem vida, há quadras excelentes para praticar esportes e áreas de pracinha para as crianças se divertirem.”

Ela ainda ressalta o impacto sustentável que o parque proporciona, já que cerca de 400 mudas foram plantadas pela região. Em torno dos 18 m² do parque, há ipês, árvores nativas e ornamentais, a fim de gerar sombra e garantir a continuidade da arborização dentro do programa Arboriza Campo Bom, que prevê a participação da comunidade no plantio de mudas na cidade para melhoria na qualidade de vida.  

À esquerda, local em obras; à direita, a situação atual do novo parque. (Produção: Gabriel Jaeger/Beta Redação)

Fabíula Dietter Fontoura, de 35 anos, revela que mora perto do parque e já estava frequentando o espaço com o seu marido antes mesmo das obras estarem concluídas. “O local foi muito bem pensado, já que não era utilizado. É uma região bem localizada e dá para trazer as crianças, pode-se perceber que está lotado e sendo aproveitado por todos, seja tomando um chimarrão com a família e amigos, passeando com os cachorros ou praticando algum esporte”, opina.

Os servidores públicos Fabíula e Jeferson aprovaram o parcão e passeiam frequentemente com seus cachorros Buzz e Duke. (Foto: Gabriel Jaeger/Beta Redação)

A analista financeira, de 24 anos, Mariana Bohn Feiten, também é moradora de Campo Bom e diz que não conhece a maioria das pessoas que estão frequentando o parque. Ela acredita que muita gente está vindo de outras cidades para visitar. “Achei maravilhoso! Venho com a família sempre que sobra um tempinho. Era só mato aqui, mas abriram uma rua também, e agora ficou um lugar muito bonito”, comenta.

Mariana, seu marido Bruno e filhos Breno e Bernardo já se tornaram visitantes assíduos do parque. (Foto: Gabriel Jaeger/Beta Redação)

Esportes e lazer para a comunidade

Além de ser um local para descansar e marcar encontros para uma boa conversa, o Parcão visa incentivar a população para a prática de esportes. O parque público Sady Arnildo Schmidt conta com campo de futebol 7 de grama sintética, quadras de tênis, padel e vôlei.

Aos finais de semana, o campo de futebol e a quadra de vôlei podem ser utilizados por ordem de chegada, e durante a semana, das 18h às 22h, com agendamento por meio da Secretaria de Esportes. Para usar as quadras de padel e tênis, não é necessária agenda prévia.

Campo de futebol 7 e quadra de vôlei são os mais disputados pelos moradores. (Foto: Gabriel Jaeger/Beta Redação)
O QR Code disponível para agendamento das quadras através do WhatsApp (51) 99763-9835. (Foto: Gabriel Jaeger/Beta Redação)

Também há dois playgrounds com 15 brinquedos para as crianças, um cachorródromo com obstáculos e gradis para os pets e três chimarródromos para esquentar a água do mate. Para quem quiser visitar à noite, o local é iluminado por cerca de 260 luminárias de led.

Chimarródromo, cachorródromo e opções de brinquedos para as crianças. (Foto: Gabriel Jaeger/Beta Redação)

População consciente sobre o cuidado do lugar

De acordo com a funcionária responsável pela limpeza, Soeli dos Santos Borges, de 64 anos, as pessoas estão fazendo a sua parte até o momento, sem colocar lixo no chão e não depredando as atrações do Parcão. “Graças a Deus, o povo está ajudando a manter o lugar como foi entregue. Poucas vezes varri lixo pelo chão. Espero que continuem assim, afinal de contas, isso vai ser usado futuramente por nossos filhos e netos”, avalia.

Conheça o novo Parcão de Campo Bom

Endereço: Avenida Brasil, número 3657. Na esquina com a Avenida dos Estados.  

Horário de funcionamento: das 08h às 22h.