A cobertura especial da Beta Redação em Caxias do Sul contou com o apoio e a parceria da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (ARFOC) e do Esporte Clube Juventude.
Diante de 1.512 torcedores no estádio Alfredo Jaconi e o apoio da torcida gremista, as Mosqueteiras construíram uma ampla vantagem sobre o Juventude, nesta tarde de domingo, em Caxias do Sul, ao vencer por 3 a 0 o primeiro jogo da final do Gauchão feminino de futebol.
Primeiro tempo de superioridade gremista
O jogo inicou equilibrado, com o Juventude tendo faltas da intermediária de ataque. Entretando, as oportunidades foram mal aproveitadas pelas jogadoras Drielly e Carol Lagada.
O Grêmio criou as jogadas mais pelos lados do campo com cruzamentos para a área. Um lance que ganhou bastante destaque no início do primeiro tempo foi o cruzamento de Arrieta para Montoya, que cabeceou para baixo. A goleira Renata faz uma defesa de futsal para salvar o Juventude.
Na segunda metade do primeiro tempo, o Grêmio tomou o controle do jogo. O Juventude tinha muita dificuldade nas trocas de passe no meio de campo e as jogadoras gremistas aproveitavam e retomavam a posse de bola, fazendo com que as Esmeraldas tivessem que cometer muitas faltas.
Aos 45 do primeiro tempo, coube à artilheira do Grêmio no Gauchão abrir o placar. A jogada veio em uma cobrança de lateral. Montoya dominou e tentou bater por cima da goleira Renata, mas a bola bateu no travessão. No rebote, Giovaninha fez o seu nono gol no campeonato.
O Juventude ficou abalado com o primeiro gol. Ainda no primeiro tempo, aos 47 minutos, Camila Pini chutou de fora da área no ângulo da goleira Renata e ampliou o placar para o tricolor: 2 a 0.

Segundo tempo truncado
O Juventude voltou para o segundo tempo com Tetê no lugar da Drielly, na tentativa de deixar o time mais no ataque. O que, em um primeiro momento, não funcionou. A defesa das Mosqueteiras estava sólida e conseguia tirar as bolas na área com muita facilidade.
A principal chance das Esmeraldas no segundo tempo foi aos 25 minutos, em um chute de fora da área de Dani Silva. A goleira Raíssa fez a defessa mas, no rebote, Dani Ortalan tocou para o fundo das redes. Para a reclamação da torcida alviverde, a arbitragem marcou impedimento.
A segunda etapa teve poucas oportunidades de gols, mas muitas faltas e cartões amarelos. Apesar das poucas chances, a equipe gremista ainda ampliou o placar. Nos acréscimos, aos 51 minutos, Maria Dias recebeu lançamento e fez o passe para Yamila, que marcou o terceiro gol das Mosqueteiras no Jaconi.






Ficha técnica
Juventude 0 x 3 Grêmio
Gauchão Feminino – Final – Jogo de ida
Data e horário: domingo, 16 de novembro, às 15h
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Arbitragem: Francisco Soares Dias, auxiliado por Estefani Adriati Estrela da Rosa e Ariela Duarte da Silveira
Gols: Giovaninha, aos 45 minutos do primeiro tempo; Camila Pini, aos 47 minutos do primeiro tempo; e Yamila, aos 51 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Bruna Emília (JUV); Mónica Ramos, Yamila, Shashá (GRÊ)
Público: 1.512
Juventude: Renata; Apoliana, Rayane Pires, Bruna Emília e Carol Ladaga; Bell Silva, Dani Venturini (Leka), Drielly (Teté) e Duda Tosti (Pissaia); Dani Silva (Núbia) e Dani Ortolan (Kamile Loirão). Técnico: Luciano Brandalise.
Grêmio: Raissa; Dani Barão, Mônica Ramos, Tayla e Camila Arrieta; Bia Santos, Montoya (Yamila), Amanda Brunner (Shashá) e Camila Pini (Kika Moreno); Gisele (Maria) e Giovaninha (Maria Dias). Técnico: Cyro Leães.
Comentário do Jogo
