Entre os dias 4 e 21 de setembro, acontece a 13ª edição do Festival Sabores de Canela, evento que transforma a cidade em um verdadeiro roteiro gastronômico. Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), com apoio da Abrasel Hortênsias, o festival não só movimenta os restaurantes da região, como também reforça a conexão entre gastronomia, turismo e a economia local, especialmente durante a baixa temporada.
O evento convida moradores e turistas a visitarem 11 restaurantes que desenvolveram receitas exclusivas para o período, promovendo uma experiência que valoriza ingredientes regionais e talentos locais. O sucesso da última edição, com quase 500 pratos comercializados, gera a expectativa de aumentar esse número neste ano. Para o presidente da ACIC, Maurício Boniatti, o principal objetivo do festival é evidenciar o potencial gastronômico da cidade e estimular a valorização dos produtos locais. “Lá no início, os pratos tinham que usar a iguaria canela (como ingrediente), mas depois foi se mudando essa ideia e hoje os pratos focam bastante em insumos que são produzidos aqui na cidade de Canela”, destacou o presidente.
A proposta é também estimular que os visitantes permaneçam mais tempo no município, vivenciando experiências completas que vão além dos atrativos turísticos tradicionais. Para isso, a organização ampliou os benefícios da programação para outros setores. Durante o festival, hotéis e pousadas da cidade oferecem 20% de desconto nas diárias, enquanto os parques parceiros concedem entre 10% e 15% de desconto nos ingressos para quem utilizar o cupom SABORES2025 nas compras online. “A ideia principal da ACIC é fazer essa união entre os empresários, porque o objetivo de todos é o mesmo: é trazer o turista, é atender bem o turista”, afirma Boniatti.
Receitas com identidade serrana
Entre os pratos desenvolvidos para o evento, está o Croissant Serrano da Panni – Padaria Artesanal e Brunch. Segundo a proprietária, Jéssica Piffer, a receita é inspirada no tradicional pão com linguiça da região. “Vai a linguiça artesanal Zacaria, um toque de mostarda e picles de pepino num formato especial do croissant feito para o festival”, explica. Para ela, a valorização dos ingredientes locais e o envolvimento da comunidade são pontos fortes do evento. “Esse engajamento e essa vontade de fazer a economia girar é muito legal. O evento faz aumentar a clientela, principalmente as pessoas daqui, que ficam empolgadas de saber que tem uma novidade e que é por tempo limitado”, conta.

Já no Pappardelle Massas Finas, o destaque é o Nhoque de Laranja. “O nhoque é de batatas e saborizado com suco de laranja. Ficou um sabor bem interessante”, garante o proprietário Paulo André da Rosa, que já participou de seis edições do evento, primeiro como fornecedor de massas e hoje como proprietário de seu próprio restaurante. “O festival contribui tanto para a visibilidade, quanto para atrair novos clientes. Além disso, ele promove a união entre fornecedores e estabelecimentos. Um estende a mão para o outro e isso é quase inédito. Então o evento tem essa força”, destaca.

Além da Panni e do Pappardelle, participam da edição de 2025 os restaurantes Capullo, Containner Bistrot, Empório Canela, Lá Estación, Magnólia, O Maquinista Empório Canela, Restaurante Galangal, Tango Canela e a sorveteria Velha Bruxa.
A edição de 2025 também tem como destaque o Concurso de Melhor Prato, o lançamento oficial do Roteiro Gastronômico de Canela e o encontro Memórias, Histórias e Sabores, conduzido pela produtora cultural Lisi Berti, que traz à tona histórias e personagens que marcaram o desenvolvimento da gastronomia e do turismo em Canela.