De baixo custo e fáceis de serem encaixadas na rotina, corridas estão ocupando as ruas de São Leopoldo: projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), tem ajudado a modalidade que se tornou a queridinha da vez.

A cada 15 dias, as ruas de São Leopoldo recebem centenas de atletas. Realizada sempre às terças-feiras, a partir das 19h30, a corrida, São Léo Moving, já reuniu mais de 3 mil participantes desde março. A nona edição do evento, na noite de 19 de agosto, teve uma atração especial: uma homenagem ao Adão Juarez Camões, campeão da maratona de Porto Alegre, em 1983.
Com cerca de 150 participantes, o percurso teve a largada em frente ao F13 Centro Poliesportivo, seguiu até o fim da rua e retornou ao ponto de partida. O espaço também contou com estrutura de som, aquecimento, fotógrafos, hidratação, segurança pela Guarda Municipal e exposição de lojistas. Durante o trajeto, foi realizada uma parada no Lar Sono Tranquilo, local em que Camões está internado devido a um AVC sofrido em 2018.

Ao chegar ao local, o grupo entregou ao ex-atleta uma placa que reconhece toda a sua contribuição ao esporte. Em uma cadeira de rodas, com muito sentimento, Adão se comoveu com a homenagem: “É muita emoção”. A entrega foi feita por Arthur Mello, ultramaratonista, também organizador da São Léo Moving.
SUPERAÇÃO
Como forma de impulsionar o bem-estar, as corridas promovidas pela Semel vêm construindo uma comunidade de corredores, e cada participante com sua trajetória, metas e conquistas.
Felipe Nunes da Silva, 43 anos, morador de São Leopoldo, que acompanha o grupo, encontrou na corrida a sua maior aliada contra a dor e a depressão. O hábito, iniciado há seis anos, hoje faz parte da sua rotina com treinos diários de 10km. “Se eu não correr, já cai a depressão”, relata o corredor. Felipe conta a importância da corrida para sua saúde mental e física e como valoriza seu momento sozinho.

Com muita alegria e entusiasmo, Felipe completou os 5km da corrida, dizendo ter faltado apenas uma vez de todas as edições. Como Felipe, diversos moradores da região têm incluído escolhas saudáveis no dia a dia, fortalecendo a saúde e o lazer, acompanhando o projeto da cidade.
SOLIDARIEDADE
O evento também utiliza o movimento da comunidade leopoldense para ações sociais. Nesta edição, foram arrecadados 95 litros de leite para doação. Ao todo, em nove edições, foram coletados mais de 1800 litros de leite, 250 moletons e 150 pares de tênis. Entre os participantes que doaram, foram sorteados prêmios de empresas parceiras do projeto.
Além disso, a noite também proporcionou destaque ao protocolo realizado na Câmara de Vereadores de São Leopoldo por Marcelo Pitol, ex-atleta e vereador da cidade, que tem como objetivo tornar a São Léo Moving uma lei no município, como pedido de diversos corredores da região. Pitol enfatiza a importância do encontro como um momento de articulação ao relacionamento e bem-estar. “É uma ação muito linda que envolve família, idosos, crianças e animais, um lazer para a população, envolvendo esporte, amizade e parceria”, pontua.
A atividade, 100% gratuita, oferece percursos de 3km ou 5km, contando com acompanhamento profissional. O calendário oficial e as inscrições da corrida podem ser conferidos via página do Instagram do projeto.