Geral

OPINIÃO: Você sofre de estresse?

O estresse vem sendo caracterizado como a doença do século XXI. Um estudo realizado pela International Stress Management Association (ISMA) revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse altíssimos.

De acordo com a revista Psique, sete em cada 10 brasileiros reclamam de estresse no trabalho. Destes, pelo menos três sofrem da chamada Síndrome de Burnout – esgotamento mental e físico intenso causado por pressões no ambiente profissional

A causa do estresse como doença está relacionada a estímulos de depressão. Para haver um tratamento, muitas vezes o paciente precisa atender à demanda necessária e aceitar que precisa de medicação.

O excesso de ruídos, as luzes artificiais que nos mantêm acordados à noite, a falta da prática de um exercício físico, a poluição, os engarrafamentos, o excesso de informações e de preocupações são exemplos de fontes de estresse no mundo moderno para os quais o nosso corpo ainda não se adaptou. Essas sobrecargas do dia a dia, inclusive, podem contribuir de forma inadequada para o crescimento e o desenvolvimento do nosso corpo.

Mas como definir o estresse hoje? Muitas vezes as pessoas confundem estresse com cansaço, porém, os dois possuem formas bem distintas de tratamento. Se for cansaço, muitas vezes apenas uma boa noite de sono resolve o problema. Já se for estresse, ter uma noite de sono tranquila é justamente o que não conseguimos! E ele ainda vive atormentando nossos pensamentos.

Cada vez mais, as pessoas vêm enfrentado dificuldades em seu cotidiano. Conciliar trabalho, tarefas domésticas, estudos e ainda o tão desejado lazer é praticamente impossível. Além disso, as constantes mudanças sociais e econômicas, dificuldades de relacionamento e falta de segurança contribuem para a vivência em um ambiente constantemente tenso, que impede o relaxamento do indivíduo.

Na faculdade, no trabalho e até andando pela rua, costumamos ver sempre rostos preocupados e com diversas expressões, raiva, tristeza, angústia… Todas elas, sintomas de estresse.

Mas como vou saber se estou com estresse?

O estresse, a ansiedade e os transtornos de ansiedade, embora com alguns sintomas similares, possuem conceitos diferentes:

  • Estresse: caracteriza-se pelo indivíduo estar sob pressão. É a situação de desgaste de corpo e mente e pode chegar em níveis degenerativos.
  • Ansiedade: é um estado de alerta especial que desenvolvemos quando estamos em situações de estresse, com o objetivo de aumentar a nossa capacidade de adaptação a situações novas.
  • Transtornos de ansiedade: são as doenças relacionadas a alto níveis de ansiedade, como Síndrome do Pânico e Fobia Social.

Vivemos um momento em que é praticamente impossível não estar sofrendo desse mal. Se o estresse se fundamenta no fato de um indivíduo estar sob pressão, como achar alguém que não esteja sofrendo dele hoje em dia?

Analise seu dia: trabalho, trânsito, transporte público, faculdade, família, contas, serviços domésticos… A pressão está por todos os lados. E como não ser afetado por ela?

Busque no seu dia pequenos momentos de relaxamento. Um alongamento, uma leitura, algo que lhe traga prazer, algo que faça porque gosta, e tente fugir para esse mundo, pelo menos por alguns minutos, para que a tensão alivie e, quem sabe, o estresse saia de seus ombros.

Lida 1158 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.