Cultura

Você sabe o que é Literatura Gospel?

Também chamada de Literatura Evangélica, pastores aprovam os títulos que vão às prateleiras

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

No início de abril, o lançamento do filme “A Cabana”, produzido a partir do best seller de mesmo nome, movimentou os cinemas do Brasil. O livro teve mais de 10 milhões de unidades vendidas no mundo todo e conta uma história de tragédia e aceitação de Deus e como ele age na vida das pessoas. Escrito e lançado em 2007 pelo autor William P. Young, é um dos exemplos de maior sucesso da literatura Gospel ou Evangélica.

O pastor Gilmar Lucena de Sousa, 55 anos, trabalha em uma das maiores livrarias e editoras do país neste segmento, a Luz e Vida. Com 30 anos de trabalho na loja situada em Porto Alegre, Sousa é responsável pela supervisão de todas as publicações que são colocadas à venda na livraria. “Faço uma espécie de leitura dinâmica de todos os livros que vêm para cá. É importante saber o que está entrando, pois além da palavra de Deus e ensinamentos bíblicos, prezamos a boa conduta e os bons costumes”.

A Luz e Vida é responsável pela comercialização de inúmeras publicações. Abrindo o site de vendas da editora, é possível ver livros sobre Aconselhamento, Negócios, Ética, Evangelismo, Finanças, entre outros. “A ideia principal dos livros é seguir os princípios bíblicos, no entanto, isso não limita que eles devam ser de um assunto ou outro. Temos livros sobre relacionamento, separação, sexo, alguns pautados como tabu, mas que ajudam as pessoas a viverem melhor com esses dilemas”, explica o pastor.

 

O aumento na venda do segmento pode ser atribuído ao crescimento de 7% da população evangélica no Brasil nos últimos 5 anos. Foto: Ariane Laureano / Beta Redação

O aumento na venda do segmento pode ser atribuído ao crescimento de 7% da população evangélica no Brasil nos últimos 5 anos. Foto: Ariane Laureano / Beta Redação

 

O doutor em Teologia e professor, Luiz Carlos Susin, explica que a autoridade do pastor dentro dessas instituições é algo comum. “Quanto à qualidade do livro, isso é confiado ao livreiro e à livraria, ou seja, o fato de ser uma livraria evangélica, isso já lhe dá autoridade”. No entanto, quanto ao conteúdo dos livros, Susin explica que o incentivo à leitura é uma tradição dos evangélicos. Desde à infância, nas Escolas Dominicais (uma espécie de igreja/escola para crianças), existe a produção de livros adaptados à idade das crianças.

A Bíblia não é a única publicação de interesse dos religiosos. “Eles não são apenas de sair com uma Bíblia na mão, mas de se dedicar ao cultivo de suas novas ideias. É daqui que vem a força principal que dá impulso para se ‘municiar’ com o saber, de caráter eminentemente bíblico e de auto-ajuda moral”, explica.

Benjamin Gabriel, 22 anos,  estudante de contabilidade, procura sempre na literatura evangélica leituras agradáveis, principalmente pela beleza do conteúdo expresso nas publicações. “Leio vários livros que encontro em livrarias, como também na internet. Tenho preferência pelos livros que contam histórias sobre a reforma protestante, como o Livre Arbítrio é um Escravo, de Martinho Lutero e Cristianismo Puro e Simples, de C.S. Lewis”, comenta Gabriel.

Imagem: Divulgação Site Oficial

Imagem: Divulgação Site Oficial

Ana Rute Colasa trabalha há 21 anos na livraria da editora Luz e Vida, em Porto Alegre. Segundo ela, há anos atrás, a livraria era bem menor, e  havia pouca literatura, sobrando apenas Bíblias e livros para a Escola Dominical. A vendedora explica que a Bíblia Sagrada continua ainda sendo a publicação mais procurada, principalmente pelas mulheres. “Os homens que vem, a maioria são pastores que buscam referências e buscam também os livros de comentários bíblicos, onde cada trecho da Bíblia é explicado e é proposto uma reflexão”. Além disso, existe uma linha infantil chamada de Smilingüido. O mascote está presente em livros, revistas, cadernos, agendas e muitos outros materiais escolares para crianças.


Segundo Ana Rute, um dos autores mais procurados atualmente na livraria é Max Lucado, com duas de suas publicações em maior destaque: Faça a vida valer a pena e Você Vai sair dessa. Com mais de 70 milhões de cópias vendidas pelo mundo todo, Lucado é destaque mundial, com publicações traduzidas para mais de 28 idiomas. Além dos livros do autor norte-americano, mais algumas publicações também tem alta procura. “Temos o Debaixo de suas asas
e A recompensa da honra que falam sobre os evangélicos e como lidar com a liderança. Como também o Ele escolheu os cravos, que conta sobre a  historia de Jesus”, completa a vendedora.

Lida 1003 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.