Cultura

Um raio-x da cultura porto-alegrense

A cena cultural de uma das cidades protagonistas da arte brasileira

Porto Alegre por muitas décadas foi conhecida pela movimentada cena cultural. A capital parece ser a terceira grande opção dos artistas internacionais em turnê pelo país, e continuamos exportando para fora dos limites rio-grandenses grandes nomes do teatro, música e literatura brasileira.

Mas será que continuamos sendo a máquina de produtos culturais de outrora? O que e onde se produz e expõe arte em Porto Alegre? Com basicamente essas duas perguntas em mente, nossos repórteres saíram pelas ruas da cidade para produzir este raio-x da cultura porto-alegrense.

Enquanto Luis Felipe Matos foi atrás das mais importantes galerias de arte da Capital, Luiz Gustavo Schenkel buscou informações sobre os museus e suas exposições. Informações de saraus e editoras independentes foram as missões dada aos repórteres Kalleb França e Johnny Oliveira. Já William Szulczewski e Ulisses Machado ficaram encarregados de buscar informações sobre as produtoras de cinema e as salas de cinema alternativo. Fernando Eifler foi até os bares que se preocupam em dar espaço para a música independente. Por fim, Débora Vaszelewski e Paulo Egídio apresentam as companhias de teatro e das salas de teatro de Porto Alegre.

Esperamos que o nosso levantamento incentive você, caro leitor, a prestigiar os nossos artistas, as pessoas que tentam, com recursos e incentivos tão escassos, trazer cultura e arte para as nossas vidas. Pense neste apanhado de matérias como um convite a apreciar nossa cultura. Divirta-se!

 

Eduardo Brandelli e Vinicius Ferrari

Editores Beta Cultura

Lida 481 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.