Geral

Um espaço de integração familiar

Em Gravataí, mães podem praticar atividades multidisciplinares no mesmo ambiente em que seus filhos brincam

No ritmo de vida moderna, muitos aspectos do cotidiano passaram por alterações, e, em meio a mudanças, alguns fatores relacionados à maternidade também se transformaram. A mulher tem de conciliar o papel de mãe com emprego e vida social. E em tempo cada vez mais reduzido.

Pensando em facilitar a vida das mulheres e da família como um todo, Larrissa Zarpellon, que é mãe, empreendedora e educadora física, lançou o S.O.S Mães Amigas, em março deste ano, em Gravataí. O espaço multidisciplinar une em um só lugar serviços nas áreas da saúde, beleza, bem-estar e cuidados pessoais.

Com o slogan: "Tudo em um só lugar, qualidade e praticidade no seu dia a dia" o espaço recebe as famílias diariamente. Foto: Paola Rocha/ Beta Redação.

Com o slogan: “Tudo em um só lugar, qualidade e praticidade no seu dia a dia”, espaço recebe famílias diariamente. Foto: Paola Rocha/ Beta Redação

O empreendimento oferece espaço kids com cuidadoras, que monitoram as crianças enquanto as mães realizam atividades. As ações, vale lembrar, também são abertas para a participação de pais. A recreacionista Luciane Campos diz que o diferencial dos serviços é que, mesmo enquanto os casais participam de outras atividades e cuidados, existe a possibilidade de interagir com os filhos.

Larrissa relata que, antes de se tornar mãe, já tinha vontade de abrir um espaço multidisciplinar, mas depois que viveu a maternidade sentiu maior necessidade de lugares com esse conceito. “Com menos tempo, percebi ainda mais a importância de um lugar com essa proposta. Notei que muitos pais ficavam distanciados sem essa opção. Assim, há uma forma de integrar a família e, ao mesmo tempo, de oferecer acolhimento especial”, relata.

Larissa acompanha as crianças no espaço Kids do S.O.S Mães Amigas. Foto: Paola Rocha/ Beta Redação.

Larrissa acompanha as crianças no espaço Kids do S.O.S Mães Amigas. Foto: Paola Rocha/ Beta Redação

Além dos serviços oferecidos aos pais, existem opções de atividades para serem feitas em família, como a ioga, ioga mamãe e bebê, funcional pais e filhos. Larrissa conta que, com a chegada de um filho, muitos casais acabam se afastando, o que pode gerar problemas que reflitam nas crianças. “As mães se cobram muito, mas, quando estão bem, com alto astral, tudo funciona”, afirma.

Segundo a psicóloga Jaina Scheffer Wojcicki, especialista em psicologia clínica e familiar, mulheres com filhos e que se cuidam terão maior autoestima, um facilitador para a qualidade da relação familiar. “O empoderamento materno tende a estabilizar os processos maternos, em que a mãe evoluiu individualmente no seu conhecimento adquirido. Esse empoderamento se reflete nos filhos, pois ela faz parte de seu alicerce. Mãe forte e segura de si traz segurança ao seu filho, pois ela é seu porto seguro. Isso refletirá na personalidade da criança”, destaca Jaina.

Lais Nunes da Rosa Guimarães, mãe de um menino de 11 meses, frequenta assiduamente o espaço em Gravataí, desde maio de 2016, por indicação de uma amiga. Ela relata que, por ficar em tempo integral com o filho, o projeto proporciona acesso a serviços que não teria como realizar de outra maneira. “Aqui é o momento em que eu me desligo um pouco dele, relaxo e me recarrego para voltar a cuidar do meu filho. Certamente, se não fizesse isso, afetaria outros aspectos”, salienta.

Por que apostar em atividades que integram a família?

A psicóloga Jaina ressalta a importância de incluir atividades de lazer em família, ainda que em curtos períodos da semana, por todos benefícios que as práticas trazem. “Um dos principais ganhos é fortalecer laços familiares, que contribuem para maior sensação de conforto e segurança para os filhos e o casal. Além disso, melhoram a saúde e aliviam o estresse. O casal também se torna mais unido quando há tempo para as atividades, sem maiores preocupações e divisões de tarefas”, conclui a psicóloga.

 

 

Lida 1440 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.