Geral

Tutoriais: aprendendo qualquer coisa na internet

Canais no YouTube ensinam de dicas maquiagem a como consertar automóveis

Na rede mundial de computadores, as possibilidades de aprendizado são infinitas. Qualquer conhecimento é compartilhado por cidadãos geradores de conteúdo. No YouTube, todo usuário é um professor em potencial. No panorama atual, a tecnologia mobile tem favorecido o acesso à internet. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), referentes a 2015, cerca de 91,2% do acesso domiciliar à internet se dá via smartphone.

Nesse sentido, o conhecimento está mais próximo de todos, e é nessa onda que surfam os tutoriais,  multiplicando-se no ambiente digital e trazendo luz às mais variadas demandas. De técnicas de maquiagem a conhecimentos avançados em robótica. Tudo acessível e, quase sempre, gratuito.

 

De técnicas de maquiagem a conhecimentos avançados em robótica. Tudo acessível e, quase sempre, gratuito /Foto: Shutterstock

 

Dentre os vários formatos possíveis, é notável a maior utilização do audiovisual nas produções tutoriais. Sites como o YouTube comportam uma infinidade de canais especializados nos mais variados temas, e é ele que tem concentrado grande parte dos criadores desse tipo de conteúdo.

Emerson Woiciechoski Jandrey, 18 anos, auxiliar de mecânica automotiva, relata um caso em que fez uso de tutoriais. “Peguei um automóvel para reparar a suspensão, substituir uma peça chamada bucha de balança. Minha máquina (que faz este trabalho) estava quebrada, então eu precisava bolar um jeito.” À ocasião, Emerson conta como lhe ocorreu a ideia de pesquisar a respeito: “Busquei o assunto no YouTube e encontrei um vídeo onde um argentino apresentava uma solução bem rústica e eficaz, que envolvia o uso da morsa e de arame. Assisti com atenção e reproduzi no veículo”. Segundo ele, tudo fluiu conforme o tutorial, e o resultado final foi a resolução do problema. “Para mim é muito comum solucionar dúvidas com vídeos da internet”, enfatiza o rapaz.

O uso de tutoriais parece ter ganhado espaço como aquele socorro na hora de resolver um problema, mas também é preciso tomar alguns cuidados, como aponta designer gráfico Bruno Filipe Griebeler, 23 anos. “Na minha opinião, um tutorial de Design Gráfico ajuda aos estudantes dessa área que não possuem tempo ou dinheiro para pagar um curso básico de softwares que utilizamos para trabalhar. Porém, muitos desses vídeos expostos na internet são feitos por pessoas sem tipo algum de experiência ou profissionalismo, apenas por ‘saber mexer’ nos programas”, diz.

Ele também relata que sua profissão, designer gráfico, ainda não é regulamentada, e que isso abre margem para a atuação de maus profissionais, o que pode gerar uma falta de qualidade no conteúdo exposto. “Tutoriais são ótimas ferramentas de estudo, porém é necessário buscar por aqueles que são feitos por profissionais adequados e que entendam sobre todo o processo de trabalho, e não simplesmente pegar o primeiro que encontrar na internet e utilizar”, conclui.

220px-Lineline

Pode ser do seu interesse

Vale a pena lembrar que basta uma busca rápida na internet pelo assunto desejado para que você encontre e crie uma playlist de acordo com seus interesses. Os canais abaixo são alguns exemplos de produtores  de vídeo-tutoriais dentro do YouTube, e eles podem lhe ser muito úteis, caso tenha interesse por:

 

  • Mecânica automotiva:

Dr. Carro:

Criado em 2009, o canal contém dicas de manutenção para proprietários de veículos automotivos e instruções de reparo para profissionais do ramo. Atualmente conta com mais de 470 mil inscritos.

 

  • Programas de edição de vídeo:

Produccine:

No ar desde 2013, o canal Produccine foca na produção e compartilhamento de informações do mundo audiovisual. Atualmente está na casa dos 87 mil inscritos.

 

  • Aprender a trabalhar no Photoshop:

Photoshop tutorials:

Ativo desde 2011, o canal tem foco em técnicas de utilização do programa Adobe Photoshop. Atualmente conta com mais de 502 mil inscritos.

 

  • Aprender inglês:

Inglês Winner:

Contando com mais de 502 mil inscritos, o canal criado em 2008 tem foco no ensino da língua inglesa.

 

  • Aprender sobre maquiagem:

Camila Coelho:

Aproximando-se da casa dos 3 milhões de inscritos, o canal da vlogger Camila Coelho é um dos maiores do Brasil no segmento Maquiagem. O canal teve sua primeira postagem em 2010.

 

  • Decorar ou reformar a casa:

Oficina da Casa:

Criado em 2011, o canal Oficina da Casa traz várias dicas de reforma e criação de artigos decorativos para casa. Conta atualmente com mais de 299 mil inscritos.

 

Lida 852 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.