Esporte

Celebrando três décadas de história

Eventos durante o ano festejam os 30 anos do curso de Educação Física da Unisinos.

No sábado (03/09), professores, alunos, egressos e demais membros da comunidade se reuniram para celebrar os 30 anos do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).  Futebol, rugby, vôlei, câmbio competitivo, e outras atividades foram realizadas no complexo desportivo da universidade em São Leopoldo. A confraternização faz parte de eventos programados para celebrar e promover reflexões, debates, vivências e festejos durante o ano.

30 anos Ed. Física (2)

Organizadora da confraternização, Suzana Wolff, na abertura do evento. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

As atividades foram propostas por todos, sendo um processo colaborativo. “O conceito do evento é ser participativo, onde corpo docente, alunos e ex-alunos trabalhem juntos para celebrar”, comenta o coordenador do curso, Ednaldo da Silva Pereira Filho.

Durante as três décadas do curso, Ednaldo relembra que  houveram diversas mudanças no currículo, visando a excelência acadêmica e a responsabilidade social do profissional de Educação Física. “O objetivo do nosso curso é: formar o melhor, para melhor servir a comunidade”, destaca.

Suzana Wolff, professora desde 1988, leciona na disciplina de estágio supervisionado. Ela teve a ideia de fazer a confraternização para promover o encontro de quem faz parte dessa história. “Encontro muitos ex-alunos que comentam que sentem saudades da universidade, dos professores, do meio acadêmico”, relata. “Eu defendo esse tipo de celebração, pois essa é nossa identidade”.

Para ela, a educação física tem como parte da sua identidade o lazer, o movimento, o lúdico e o esporte, atividades que foram promovidas durante a confraternização. Suzana ainda comenta que ver os egressos, agora profissionais, traz uma boa surpresa, pois percebe como a profissão os acolheu bem, nas diversas áreas de atuação.

30 anos Ed. Física (13)

Participantes na abertura da confraternização. Foto: Roberto Caloni

Para as ex-alunas, Viviane Loeser (44 anos) e Ana Maria Costa dos Santos (50 anos), formadas em 2002 e 2005, voltar para a universidade é emocionante. “Passei cinco anos da minha formação trabalhando com projetos sociais na universidade”, relembra. Viviane passava manhã, tarde e noite no campus. “Tudo isso era parte da minha família”, relata.

Ambas fazem parte de um grupo de colegas do Whatsapp, que compareceu na festividade. “Estamos sempre fazendo algo para se encontrar”, comenta Viviane. Para Ana, festejar os ex-colegas dá “mais gás para continuar e nos faz acreditar mais na nossa profissão”.

Márcio Chagas, ex-árbitro da Fundação Gaúcha de Futebol e comentarista de arbitragem na RBSTV, formado em 2001, apitou o jogo de futebol. “É bom estar de volta, rever os professores e colegas”, relata. Para seguir na carreira, Márcio comenta: “tem que gostar, persistir e aproveitar o momento dentro da universidade para aprender, porque passa muito rápido”.

Durante a confraternização, o professor Edson Bemvenuti(71 anos), foi homenageado e jubilado. Edson lecionou na universidade desde 1972, antes mesmo do curso ser criado, até agosto desse ano. “Eu e outros colegas começamos quando a obrigatoriedade da prática de educação física foi exigida pelo governo na época da ditadura”, relembra. Bemvenuti, junto com outros professores, criaram o projeto para implementar as atividades na Unisinos em 1971.

Os participantes do Programa Esporte Integral (PEI), dedicado a crianças e adolescentes, e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (Pró-Maior), dirigido à idosos, também estiveram presentes na confraternização. “O evento também visa dar visibilidade aos projetos sociais e as equipes esportivas da universidade”, destaca Suzana Wolff.

Os demais eventos em comemoração aos 30 anos do curso podem ser conferidos pelo link.

Veja a galeria de imagens (Fotos: Roberto Caloni/Beta Redação).

Lida 671 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.