Cultura

Serata Culturale dissemina a tradição italiana no Vale do Sinos

Em setembro, evento será no dia 23, em Novo Hamburgo/RS

Evento ocorre duas vezes por semestre e, em setembro, será no dia 23, em Novo Hamburgo/RS

Arquivo/Società Italiana Santa Lucia

Seja pela arte, pela música ou pela gastronomia, a cultura italiana é uma das mais adoradas pelas pessoas ao redor do mundo. Na região do Vale do Sinos não seria diferente – principalmente devido à colonização, que contou com muitos imigrantes vindos da Itália. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais a Società Italiana Santa Lucia, de Novo Hamburgo, exista há 25 anos. Além de oferecer cursos no idioma europeu, ela ainda promove eventos relacionados à Itália. A Serata Culturale é um deles.

Atualmente, a iniciativa ocorre duas vezes por semestre e, em setembro, haverá uma edição na sexta-feira, dia 23. O tema será a história da nação europeia e a palestra ficará por conta de Rosaria Anele. Alunos, ex-alunos, imigrantes e a população em geral estão convidados a ir até a sede da sociedade (Avenida Pedro Adams Filho, 5604, 11º andar), a partir das 20h. O encontro também terá a tradicional “comilança” italiana, com degustação de comes e vinhos.

Ex-aluna da instituição, neta de italiano e imigrante europeia, a Relações Públicas Izadora Laube Frapiccini vai com frequência aos eventos da Società. “Sempre que acontece a Serata e tenho disponibilidade, eu vou”, relata, acrescentando que, na última, ocorrida em abril, o tema foi o hino da Itália.

Izadora tem contato com a cultura desde pequena e credita muito disso à sociedade. “Por ser descendente de italianos, sempre frequentei a Società e os eventos organizados por eles. Gosto muito de estudar e me aproximar dessa cultura, já que tenho parte dela em mim”, detalha. “Compreender o motivo da vinda deles, seus hábitos, seus costumes e os trabalhos que faziam faz a gente entender o que somos hoje”, complementa.

Inclusive, a Relações Públicas está de partida para a Europa. “Como tenho cidadania italiana e sou apaixonada por esse país, não poderia ir para outro lugar que não lá”, sintetiza. Ela conta que irá tentar a vida lá fora e que o curso que fez na Società e os eventos dos quais participou serão um diferencial. “Os eventos da sociedade mostram um pouco da cultura de nossos antepassados e isso é muito bonito. Acho que esse conhecimento irá me auxiliar quando estiver morando na Itália”, resume. Izadora já marcou na agenda que, no próximo dia 23, estará na sede da sociedade.

serata

Delícias da Serata. Foto: Arquivo/Societá

Já a advogada Ana Paula Zago vai às Seratas mais esporadicamente, mas afirma que admira muito essa e outras iniciativas da sociedade. “Fui aluna do curso de Língua Italiana pela Società. Tínhamos aulas de altíssimo nível, com preço acessível. O mais interessante é que o aprendizado do idioma vinha junto com o conhecimento sobre a cultura italiana”, aponta.

Apaixonada pelo mundo, Ana Paula fomenta a disseminação de todas as culturas. “Tenho grande apreço pela italiana, não apenas pela ascendência italiana que tenho, mas porque não conheço ninguém que não goste da comida e das tradições italianas”, ressalta. “Além disso, acho que conhecer outras culturas é sempre incrível, uma forma de expandir conhecimento, de ‘abrir a caixinha e pensar fora dela’, de fugir da maneira viciada de viver, percebendo que outras formas são possíveis”, resume.

 

 

 

A advogada esteve duas vezes na Itália e não pode esperar para voltar. “Comer pizza, cerejas, tomates, mozzarela de búfala, prosciutto crudo, arancine, cannoli, ravioli, pasta… Gelato, não posso esquecer. É o melhor gelato do mundo! E os cafés e vinhos também são deliciosos”, finaliza.

LE SERATE (As seratas)

Professora da Società há mais de uma década, Mara Zilles conta que, normalmente, cerca de 40 a 60 pessoas participam do evento. “São alunos dos cursos de italiano, sócios e comunidade em geral. No final do ano temos uma Serata de Natal, dirigida a um público maior; daí, vão em torno de 120 pessoas”, informa. Dividida em partes, a iniciativa normalmente conta com alguma palestra ou apresentação de um grupo artístico e depois uma confraternização. “Trata-se de um coquetel típico italiano, com queijos, pães, salame, copa e vinho”, sintetiza.

Vale destacar que o valor da Serata de setembro será R$ 35,00 e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail ([email protected]) ou pelos telefones 51 9188-1959 (Mara) ou 51 8147-3242 (Maria Cristina).

IL CORSO D’ITALIANO (O curso de italiano)

Iniciativa conjunta entre Acirs e Società Italiana Santa Lucia, as aulas de italiano são voltadas para adultos e crianças. “A Acirs continua promovendo a língua e a cultura italiana em todo o Estado”, reforça Mara. A professora, que contatou a coordenação do curso em Porto Alegre, sinaliza que o crescente investimento italiano no Brasil tem feito aumentar o interesse pela língua italiana, já muito usada em estudos no exterior.

Pensando nisso, a Acirs, vinculada ao Governo da Itália, e após 25 anos de experiência acumulada no ensino da Língua e da Cultura Italiana, oferece seus cursos com base nos critérios estabelecidos pelo quadro comum europeu de referência para as línguas, o que possibilita um aprendizado mais amplo tanto na expressão oral quanto no aspecto gramatical.

O Governo da Itália investe um percentual (não divulgado) na disseminação da cultura italiana no Estado através da Acirs.

Serata de Natal/2015

Arquivo/Società Italiana Santa Lucia

Lida 865 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.