Esporte

São Leopoldo recebe Pan-Americano de patinação

A patinadora Giovana Batista. (Foto: Arquivo pessoal)

A patinadora Giovana Batista. (Foto: Arquivo pessoal)

Desde a última quinta-feira, dia 16 de junho, o município de São Leopoldo é o palco do Campeonato Pan-Americano de Patinação Artística. Este, que é um dos maiores eventos da modalidade, segue até dia 26.

A competição está sendo realizada no complexo esportivo do Centro Municipal de Eventos, onde estão presentes mais de 900 competidores vindos de 12 países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela -, incluindo campeões mundiais, pan-americanos e sul-americanos.

As categorias são: Mini-infantil (8/10 anos), Infantil (11/12 anos), Cadete (13/14 anos), Juvenil (15/16 anos), Júnior (17/18 anos) e Sênior, competindo nas modalidades de Figuras Obrigatórias, Livre Individual e Duplas, Dança Individual e Duplas, e Grupos de Show, Precisão e Quartetos.

Depois de passarem pela fase das eliminatórias, que ocorreu em Venâncio Aires, os esportistas entraram em preparação para o campeonato, que começou nesta quinta-feira (16).

Uma das participantes é Giovana Batista, de 22 anos, que faz patinação desde os sete anos. O seu interesse pelo esporte veio através do clube que frequentava, e o incentivo, de uma amiga que praticava.

Com muitos anos de experiência, Giovana já disputou diversas competições regionais e estaduais. Quanto ao Pan-Americano, a patinadora esteve, desde o primeiro dia, otimista. “A expectativa é sempre muito boa! Se pegarmos uma boa classificação, podemos participar do mundial’’, projeta.

Giovana compete na categoria Mini Grupo.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O evento é uma realização da Confederação Pan-Americana de Patinação e Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, com o apoio da Federação Gaúcha de Patinagem, Prefeitura de São Leopoldo, Patins Rye e Rola Moça.

O presidente da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, Moacyr Jr., destacou que o evento é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do esporte. “A delegação brasileira de patinação artística é bastante numerosa e certamente poucos conseguiriam participar de um evento de tamanha magnitude fora do País”, destaca.

Com importância para grande parte do continente americano, a competição conta com um site, no qual são postados os resultados diários. Confira aqui.

Os tipos de patinação

No mundo da patinação, existem diversos tipos e estilos de praticar o esporte. Pode ser radical, artístico, fitness, de rua e de corrida. Confira alguns deles:

Patinação Fitness: é a mais recomendada para iniciantes, pois seus patins geralmente são muito confortáveis e feitos de materiais mais leves e flexíveis, além de contar com ventilação. Trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental, esse esporte é divertido e pode ser o substituto da corrida, queimando calorias mais rápido. É ótima para adquirir na rotina de exercícios.

Patinação de rua: é feita pela cidade, nas ruas, calçadas e outras estruturas que puderem ser usadas. O método dessa patinação é mais rápido e um pouco mais agressivo, com manobras radicais. Pode ser chamada de Freeskate, pois conta com pulos e saltos parecidos com os da prancha. Contudo, os patins, por sua vez, são mais firmes e resistentes, com uma base maior para sustentar a velocidade das rodinhas. Para quem gosta de uma boa aventura, essa é uma dica.

Corrida em forma de patinação: é uma modalidade competitiva, geralmente praticada em longas distâncias. Pode ser em ruas, rodovias, pistas. Os patins dessa atividade se parecem com tênis, pois são pequenos e leves, com fibras de carbono na roda para garantir o máximo de velocidade.

Patinação artística: com roupas, brilhos e danças, a patinação artística é a mais elaborada e antiga das modalidades, e conta com movimentos graciosos e muita técnica. Os patins costumam ser mais discretos, com bota feita de couro flexível, que protege e dá estabilidade.

Lida 794 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.