Política

São Leopoldo inicia Revitalização da Independência

Poderes Legislativo e Executivo se unem para regularizar o comércio de ambulantes da Rua Grande

20170531_153134(0)

Rua Independência, após a ação de retirada dos vendedores ambulantes. FOTO: Rafael Erthal.

 

São Leopoldo vem enfrentando um problema de urbanização no centro da cidade. A rua Independência, ou Rua Grande, como é chamada por muitos, é o principal ponto de comércio no município, onde diariamente, diversas pessoas circulam a trabalho e demais atividades. O comércio de vendedores ambulantes é o principal motivo de reclamação da população, que faz com que as calçadas fiquem mais “tumultuadas”.

 

20170530_113254

Vereador Marcelo Buz (PMDB). FOTO: Rafael Erthal.

 

O Vereador Marcelo Buz (PMDB), foi a fundo nesse assunto e buscou recursos para atender o pedido da população. Segundo ele, a situação chegou ao ponto de circularem cerca de 80 vendedores ambulantes. Além do problema de transitação na região, outro motivo para a regularização desses trabalhadores é a venda de produtos falsificados. Não somente roupas e acessórios, mas também de cosméticos, que podem causar problemas para a saúde.

 

Primeiras medidas para a regularização

 

Após essa primeira fiscalização, o Vereador reuniu-se com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Olimar Queiroz, em fevereiro deste ano, com o intuito de buscar aliados. A partir daí, começou uma movimentação de vários departamentos da cidade, em pró da regularização da Independência.

 

20170530_115253

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Olimar Queiroz. FOTO: Rafael Erthal.

 

No dia 16 de março, ocorreu a primeira reunião formal no Ministério público, com a presença do Promotor de Justiça Especializada, Ricardo Schinestsck, Vereador Marcelo Buz, representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Tecnológico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Defesa Comunitária. Nessa oportunidade, o Ministério Público deu um prazo de 60 dias para a entrega da coleta de todos os dados necessários para prosseguir com o processo.

Há também, um projeto mais amplo de revitalização da Rua Independência, gerido pelo Secretário de Gestão e Governo, Marcel Frison. Ele é encarregado pela coordenação desse movimento, que visa melhorias nas obras de saneamento, padronização do comércio e urbanismo e no sistema de energia. “Não é apenas o comércio de ambulantes que precisa ser melhorado. Muitas lojas expõem seus produtos nas calçadas, e estamos trabalhando para regularizar essa situação”, complementa Marcel Frison.

 

20170601_162855

Promotor de Justiça Especializada, Ricardo Schinestsck. FOTO: Rafael Erthal.

 

Momento da retirada dos vendedores da Rua Grande

 

Antes do vencimento do prazo estabelecido pela Promotoria, o levantamento das informações já havia sido apurado. Sendo assim, no dia 15 de maio ocorreu a retirada dos ambulantes da Rua Grande. Participaram da ação a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnológico, Secretaria de Gestão e Governo, Secretaria de Serviços Públicos, Procuradoria Geral do Município, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania, Brigada Militar e Procon.

Segundo o Promotor Ricardo, a cada 60 dias, até o fim do ano, será feita uma nova reunião com todos os envolvidos com a finalidade de seguir aprimorando esse processo de regularização da Independência. Agora, os vendedores ambulantes, alguns deles imigrantes, de origem Senegalesa, mantém suas vendas em ruas adjacentes, e nas Estações de Trem da cidade. O secretário Olimar é quem entra em contato diretamente com os vendedores. Segundo ele, é necessário uma inserção desses imigrantes no comércio formal da cidade.

Lida 1019 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.