Geral

Saiba onde estão e como funcionam as feiras de Porto Alegre

Você já parou pra pensar por quantas feiras já passou? Em quantas você já foi? Se não conhece todas, vai conhecer agora.

 

Quem mora em Porto Alegre com certeza já comprou, ou pelo menos passou, por algumas das tantas feiras de rua da cidade. Elas se dividem em Feiras Modelo, Orgânicas e Mercadões do Produtor, que totalizam 53 ao longo da cidade. Nas feiras modelo e ecológicas encontramos hortaliças, frutas, legumes entre outras delícias como pastéis e bolinhos de batata. A ecológica se diferencia por encontrarmos apenas produtos orgânicos. Já nos mercadões do produtor, encontramos legumes, carnes, queijos e frios, e embutidos que não encontramos nas feiras modelo.

A prefeitura de Porto Alegre é a responsável por gerir essas feiras, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  Participam das feiras e dos mercadões do produtor, produtores rurais e comerciantes, aprovados em processo de seleção pública. “Essa iniciativa representa um apoio aos produtores e comerciantes, e também um serviço importante ao cidadão e aos empreendedores, que deve ser mantido e incentivado”, ressalta Ricardo Gomes, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre.

 

Feira Modelo do Largo Zumbi dos Palmares

Feira Modelo do Largo Zumbi dos Palmares

 

Para os feirantes, as feiras e mercadões são um importante suporte para os pequenos agricultores e também para quem simplesmente só quer vender, e veem ali uma oportunidade de renda.  “As feiras te dão a opção de, não sendo produtor, comprar e vender quase que se imposto. O que faz nós lucrarmos mais”, comenta Michelle da Rocha, comerciante da feira modelo que acontece nas terças-feiras, no Largo Zumbi dos Palmares. Os produtores e comerciantes são organizados, segundo Michelle se reúnem semanalmente e quase todos trabalham todos os dias, indo de feira em feira pela cidade (há diversas feiras em vários dias da semana, que você pode ver aqui). Também segundo ela a fiscalização sanitária é constante nas feiras.

Para quem mora perto, as feiras são um presente. Conseguir alimentos mais saudáveis está entre os motivos que fazem Ana Silveira visitar a feira ecológica do Menino Deus todas as quartas-feiras. “Aqui tu consegues ver que o alimento é mais saudável. Eu tenho uma filha pequena e pensei nela quando decidi começar a comprar aqui. Tem que pensar no futuro”, comenta Ana.

Confira os dias, locais e horários das Feiras e Mercadão do Produtor: https://goo.gl/tUzcZ8

Lida 3336 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.