Política

Renúncia de Temer pode melhorar mercado, afirmam especialistas

O que esperar da economia brasileira

O meteoro que atingiu em cheio Brasília na noite de quarta-feira (17), abalou severamente a economia brasileira durante esta quinta-feira (18), posteriormente ao escandâlo. O dólar fechou com a maior alta em 18 anos: subiu de R$ 3,10 para R$3,44, uma variação de 8,15%. A Bovespa chegou a parar as atividades durante o dia, perante forte queda. As ações do Banco do Brasil, por exemplo, caíram 24,57%.

Moeda brasileira teve maior queda em 18 anos. (rednuht via Visualhunt.com)

                Moeda brasileira teve maior queda em 18 anos. (rednuht via Visualhunt.com)

Segundo os economistas ouvidos pela Beta Redação, a reação do mercado foi absolutamente natural perante a gravidade das denúncias enfrentadas pelo presidente da República Michel Temer.

“A tendência do mercado econômico é justamente traduzir as especulações e instabilidade política em números. Antes mesmo de as bolsas abrirem, hoje pela manhã, já se sabia que o dólar iria disparar”, afirma o economista e professor do Curso de Economia da Unisinos Marcos Tadeu Caputi Leli. Segundo o professor, o aumento do dólar é preocupante principalmente para as empresas brasileiras que possuem dívidas em dólar. “A empresa recebe em reais mas paga seus credores em dólar, você pode imaginar que a dívida desta empresa pode crescer vertiginosamente, pois a alta do dólar acaba encarecendo essa dívida”, afirma.

O também professor da Unisinos e economista Paulo Franz, concorda com o colega e faz uma ressalva: o mercado deve voltar ao normal, sem grandes prejuízos, assim que cenário político se resolver e a política se estabilizar, o que explica a ligeira ascensão da moeda americana perto das 16h, horário em que especulava-se que o presidente Temer renunciaria. “O problema é se o presidente não renunciar e a instabilidade permanecer. A curto prazo, precisaríamos usar as reservas de moeda que o país possui e aumentar a taxa de juros, o que poderia, a longo prazo, reverter essa breve recuperação econômica pela qual o país estava passando”, conclui Franz.

Lida 618 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.