Cultura

Reflexão de um futuro concreto

Pela primeira vez juntas, as cantoras Carina Levitan, Gutcha Ramil, Gisele de Santi e Vanessa Longoni se apresentarão no palco do Unimúsica

Pela primeira vez nessa formação, Carina Levitan, Gisele De Santi, Gutcha Ramil e Vanessa Longoni se apresentam no Unimúsica. Foto: Dudu Sperb

Apresentação das cantoras faz parte da programação “Uma série sobre a palavra Futuro”, do Unimúsica. Foto: Dudu Sperb

 

Uma conjugação no futuro. Um amanhã feito por mulheres ou, pelo menos, que proponha a discussão de um novo mundo através da representação feminina. O tema do Unimúsica deste ano parece abstrato, mas é mais concreto do que, à primeira vista, representa. “Uma série sobre a palavra Futuro”, edição que conta apenas com espetáculos feitos por cantoras femininas, traz, nessa quinta-feira (06), às 20h, quatro cantoras gaúchas que, sozinhas, possuem seus próprios e distintos projetos musicais, mas que juntas pensaram num concerto com repertório diversificado.

É a primeira vez que as artistas Carina Levitan, Gutcha Ramil, Gisele de Santi e Vanessa Longoni se apresentam nessa formação. “Elas foram reunidas justamente por terem projetos bem particulares e porque a mistura dessas diferenças e das possíveis aproximações tinha tudo para fazer surgir um projeto coletivo e original. São cantoras e criadoras que transitam pela música tradicional, pela canção urbana, pelo teatro e pela experimentação sonora”, conta a coordenadora e curadora do Unimúsica, Lígia Petrucci.

“Futuro” foi o tema escolhido, inspirado na comemoração dos 35 anos do Unimúsica. A ideia fez com que Carina Levitan, que é pesquisadora de sons e esculturas sonoras, pensasse no futuro concreto que carrega consigo. A cantora, que está grávida, conta que o convite veio num momento em que a temática está latente tanto nela, quanto em Gisele, que acabou de dar à luz ao primeiro filho: “Com certeza, minha condição e a de Gisele enalteceu o assunto. Entretanto, pessoalmente, sempre me preocupei com o entorno onde vivo, com a cidade e a sociedade. Estar envolvida num trabalho desafiador, onde precisamos experimentar novas formas de ações e relações, já é pensar lidar com o futuro. Saber conviver com as diferenças e improvisar juntas me dá a sensação de leveza e de esperança para estarmos nos dirigindo a um futuro melhor”, afirma Carina.

Entre um ensaio e outro e entre os momentos de amamentar seu bebê, a cantora e compositora Gisele de Santi fala sobre a experiência de refletir sobre o novo concerto: “Pensamos no que seria esse futuro. Há canções que falam sobre a água, sobre a humanidade. Na verdade, o futuro pra cada uma nós é diferente… a Carina grávida, eu com um bebê e a Vanessa com um filho de 16 anos”, pondera.  Gutcha Ramil conta que elas nunca haviam tocado juntas e que algumas nem se conheciam pessoalmente: “Foi um desafio muito interessante. Cruzar as perspectivas de futuro, as preocupações e desejos de cada uma foi uma construção bem interessante que vai resultar no show de quinta”.

A coordenadora e curadora do Unimúsica, Lígia Petrucci, falou sobre o porquê da escolha de artistas mulheres para essa edição: “Há mulheres na liderança em várias frentes, no entanto há muito para ser feito em termos de reconhecimento, de representatividade e de respeito. Falar de futuro é falar sobre gênero e sobre etnia e não por acaso há duas artistas negras e uma artista que coloca sua voz a serviço dos povos indígenas”, conta. Para ela, a reflexão sobre o futuro vem para pensar, também, nos próximos anos. A expectativa é que ele continue sempre em frente e com a capacidade de se reinventar a cada edição.

 

O show

As cantoras se apresentam nesta quinta, dia 06/10, no Salão de Atos da UFRGS (Rua Paulo Gama, 110). Os ingressos para o concerto podem ser retirados no mezanino do Salão de Atos da UFRGS, das 9h às 20h, através da troca de um livro em bom estado.

Serão permitidos apenas 02 ingressos por pessoa. A organização recomenda que no dia do show o público procure chegar com antecedência, pois o ingresso será válido somente até as 20h.

 

 

Lida 665 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.