Esporte

São Leopoldo Coyotes tem futuro promissor no futebol americano

Esporte é um dos que mais crescem no país

A popularidade do futebol americano no estado é recente. São Leopoldo conta com o São Leopoldo Coyotes, equipe que foi fundada há 5 meses. Foi realizado, no último dia 27, o processo seletivo para a entrada de novos integrantes no plantel. O grupo ainda não tem o total de jogadores necessários para disputar campeonatos, que são 55, e com isso, busca mais estrutura. Hoje, o time conta com 40 atletas no elenco.

 

14247678_852407588192485_2121308820_o

Jogadores do Coyotes no aquecimento.  Foto: Rafael Erthal/Beta Redação

 

“O Coyotes surgiu comigo e mais três amigos jogando em uma praça. Semana após semana foram aparecendo outras pessoas interessadas, o grupo foi aumentando até que conseguimos fazer nosso primeiro treino coletivo e institucionalizar o time. Queremos sair da várzea e fazer uma coisa mais profissional”, afirma Gabriel Fernandes, um dos primeiros atletas do São Leopoldo Coyotes.

O grupo ainda enfrenta dificuldades para conseguir atletas. As seletivas são feitas de dois em dois meses, com a intenção de acelerar o processo. A maioria das pessoas não conhecia o esporte e entrou no time por curiosidade de conhecer uma nova modalidade em crescimento no estado. Muitos deles vêm de outras cidades, como Sebastião do Caí, por exemplo. Porém, a maioria é de São Leopoldo.

“A palavra soccer está muito presente na nossa rotina. Quando as pessoas ouvem que é Futebol Americano, elas querem conhecer mais. O nome futebol, de qualquer maneira, desperta curiosidade”, falou Mateus Cabezudo, o jovem técnico do time.

 

14273439_852407604859150_23737399_o

Equipe Técnica do Coyotes. Foto: Rafael Erthal/ Beta Redação

 

A infraestrutura é pequena. Os treinos são realizados todos os sábados pela manhã, no Parque do Trabalhador, e o material destinado às atividades esportivas é dos próprios atletas.

“ Eu acompanho a NFL (National Football League), mas foi minha primeira vez jogando. É um esporte em crescimento, tanto que a final do Gauchão de Futebol Americano nesse ano foi no Beira-Rio”, cita Matheus Vargas, ex atleta do Clube.

Por não ter muita mídia e ser um clube recente, é difícil conseguir  apoiadores e patrocínios. Eles ainda não tem, mas estão à procura. Segundo Gabriel, a equipe já está providenciando apoiadores para o fardamento de jogo, e já estão em negociação com uma loja de suplementos para patrocínio.

 

20160903_102144

Treino de passe da equipe do Coyotes. Foto: Rafael Erthal/ Beta Redação.

 

O Coyotes, em conjunto com alguns times da região, está estruturando uma liga, para o esporte crescer e adquirir mais visibilidade. Outra equipe, por exemplo, é o São Leopoldo Mustangs. Eles, porém, são mais antigos que o Coyotes, e tem mais estrutura.

Lida 686 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.