Esporte

Qi Gong: benefício para o corpo e mente

Exercício vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e está relacionado à medicina tradicional chinesa

Prática vem sendo desenvolvida há milhares de anos. / Foto: Centro Culturale Khatawat

Prática vem sendo desenvolvida há milhares de anos / Foto: Centro Culturale Khatawat

Quem nunca sonhou em chegar aos 100 anos com saúde e lucidez? Os chineses são exemplo de que isso é possível. A China – o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhão de habitantes, quase um quinto da população da Terra – é conhecida por longevidade e qualidade de vida. Pelas praças e locais públicos do país, é possível encontrar grupos de pessoas praticando exercícios e cultivando uma vida saudável.

Entre os exercícios praticados pelos chineses está o Qi Gong. Segundo a professora e representante da Federação Gaúcha de Kung Fu, Débora Roldão, o Qi Gong – também conhecido como ginástica chinesa – foi elaborado ao longo dos anos de forma detalhada e cuidadosamente relacionado à medicina tradicional chinesa. “Além de ter benefícios físicos como uma ginástica convencional, o Qi Gong também atua como um processo medicinal”, destaca Débora.

Todos os exercícios são feitos em pé, acompanhados por uma música especialmente desenvolvida para a prática, sem necessidade de roupas especiais e utilizando uma respiração em ritmo natural. A característica básica dos exercícios é a fusão de movimentos de alongamento com tração, controlados pelo praticante, dentro de seus próprios limites.

Na cidade paulista de Suzano, uma lei municipal regulamentou a ginástica chinesa como terapia complementar aos tratamentos oferecidos para casos de diabetes, hipertensão e reumatismo. Isso foi possível graças aos bons resultados obtidos com o programa de Qi Gong implantado na cidade, com mais de 15 mil pessoas que praticam pelo menos uma vez por semana.

Ficou interessado no Qi Gong? A Federação Gaúcha de Kung Fu está promovendo um encontro com professores chineses. A palestra “Benefícios da prática do Qi Gong – Saúde” ocorre no dia 2 de outubro (sexta-feira), e é aberta ao público. O evento é gratuito e ocorre às 19h, no Intercity Hotel, Borges de Medeiros, 2145, Porto Alegre (veja no mapa abaixo).

Lida 859 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.