Política

Politicamente Mulher: Em 25 anos de emancipação, Morro Reuter elege sua segunda prefeita

Em seu terceiro episódio, a série especial da Beta Redação apresenta a segunda mulher a comandar o município

Daniela Tremarin, Ellen Renner, Graziele Iaronka, Paloma Griesang e Victória Freire

O poder público é um dos espaços por onde passa a construção das sociedades. Por isso, ocupar essa esfera é uma forma de buscar representatividade. Cada vez mais mulheres ocupam cargos políticos, dando passos em direção a igualdade de gênero. Ainda sim, tímidos, uma vez que elas ainda são minoria.

Das 31 prefeitas gaúchas eleitas, sete são da Região do Vale. Ou seja, metade dos 14 municípios são comandados por mulheres, conforme os dados apresentados no primeiro episódio desta série. Diante do cenário estadual, os números do Vale são expressivos. Por isso, a série Politicamente Mulher está apresentando cada uma delas ao longo das próximas semanas.

Para a última reportagem, conversamos com a representante do Executivo de um dos maiores e mais importante município do Vale dos Sinos: Novo Hamburgo.  Conhecemos a trajetória de Fátima Daudt (PSDB), primeira mulher à frente da Prefeitura da cidade.

Agora desembarcamos na cidade de Morro Reuter para conhecer Carla Chamorro (PTB), eleita para comandar o município nos próximos anos. Ela é a segunda mulher a assumir o cargo na cidade e traz consigo a experiência de mais de 20 anos no setor público.

Secretária, vereadora e agora prefeita

Carla Cristine Wittmann Chamorro (PTB), hoje com 50 anos, é professora universitária e começou sua carreira política juntamente com o município de Morro Reuter. Em 1993, quando o município foi criado, ela assumiu a secretaria de Educação e Cultura e também da Saúde. Por 10 anos ela desempenhou a função. Ela foi também secretária em Picada Café, município vizinho. Em 2012 ela retornou ao município para concorrer ao cargo de vereadora, sendo eleita na ocasião.

Após quatro anos no legislativo, Carla se candidatou a prefeita. Foi a segunda vez que ela concorreu ao cargo, a primeira foi em 2008, porém na oportunidade não foi eleita. Mas em 2016 a história foi diferente. Com 3.074 votos, o que representa 70,81% dos eleitores, ela foi a escolhida para assumir como chefe do Executivo por quatro anos. Com os olhos voltados para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município, Carla planeja os investimentos até 2020. Conheça mais da prefeita de Morro Reuter no vídeo a seguir.

Lida 693 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.