Política

Politicamente Mulher: Conheça a força da primeira líder do Executivo de NH

Segundo episódio da série especial apresenta a intensa personalidade da primeira prefeita do município

Daniela Tremarin, Ellen Renner, Graziele Iaronka, Paloma Griesang e Victória Freire

 

A série Politicamente Mulher já mostrou que em cargos políticos a força feminina ainda é fraca, principalmente no cargo de prefeitas. Porém, elas têm conquistado espaços importantes nas prefeituras gaúchas. Só na Região do Vale, sete foram eleitas em 2016.

Uma delas conhecemos em nossa primeira reportagem. Conversamos com a primeira prefeita negra do Rio Grande do Sul, Tânia Teresinha da Silva (PMDB) do município de Dois Irmãos.

Mas não foram apenas os municípios menores que elegeram mulheres para chefiar o Executivo. Em 2016, Novo Hamburgo elegeu Fátima Daudt para governar a cidade nos próximos quatro anos.  Fomos até a cidade para conhecer um pouco mais da trajetória da prefeita.

 

Arquiteta, empresária e focada na mudança

Formada em  Arquitetura e Urbanismo, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Cidades, Fátima Cristina Caxinhas Daudt, 50 anos, atuou como empresária e professora na região.

Antes de entrar na política partidária teve experiências com liderança, integrando os conselhos de entidades como a Fecomércio e Federasul. Ela ainda esteve à frente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Foi a primeira mulher eleita para presidir a associação que representa mais de 1.250 empresas.

Filiada ao PSDB, decidiu ingressar na vida política por acreditar que era hora de deixar de apenas assistir o que acontecia no município e começar a contribuir. Em sua primeira participação na política partidária concorreu ao cargo de prefeita sendo eleita em 2016 com 36.435 votos, o que representa 33,98% do eleitorado.  Em seu primeiro mandato político, Fátima assume a responsabilidade de guiar uma das principais e maiores cidades do Vale dos Sinos. Conheça agora a trajetória, planos e ideias da primeira prefeita mulher de Novo Hamburgo.

Lida 669 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.