Esporte

Perdendo peso e ganhando vida

Profissional de educação física cria projeto e muda a vida de pessoas com sobrepeso

Formado em educação física pela Rede Metodista de Educação – IPA em 2011, Luan Salgado, um rapaz sorridente de 27 anos, decidiu usar seus conhecimentos para mudar a vida das pessoas para melhor. O desejo maior do profissional era justamente focar na saúde, objetivando melhores resultados em menos tempo, a partir da união de alimentação e exercícios físicos. No entanto, os ganhos de quem adere a essa proposta vão muito além disso. Assim nasceu o programa que recebeu o nome do próprio criador: Projeto Luan Salgado.

Antes mesmo de concluir a faculdade, o jovem dava os primeiros passos na ideia do projeto, que existe há seis anos. Na página pessoal  da rede social Facebook, o personal trainer posta os resultados individuais de cada aluno. Os rendimentos expostos surpreendem. São pessoas das mais diversas idades mudando radicalmente a forma física para melhor. Todos são cobrados não apenas dentro da academia, mas fora dela também, como verdadeiros atletas. Segundo o personal, atualmente o projeto conta com mais dois profissionais de educação física que auxiliam no atendimento dos participantes. Hoje o programa possui 62 alunos ativos.

Arquivo pessoal

Duda e os resultados obtidos após 5 meses de treinamento. / Foto: Arquivo pessoal

Eduarda Oliveira Abbade, de 8 anos, a Duda, como é chamada, está no projeto Luan Salgado há cinco meses. Quando entrou, a criança que mede 1,40 m estava com 57,9 kg. Preocupada com a saúde da filha que sofria com a obesidade infantil, Raquel Oliveira da Silva buscou a ajuda profissional. “No primeiro mês ela perdeu 5 kg. Houve uma mudança rigorosa na alimentação. Foram cortados os doces, a lactose, o glúten, os pães, as massas, o refrigerante…”, revela a mãe com satisfação. Duda recebe o acompanhamento do personal trainer três vezes por semana. Os exercícios físicos são próprios para a idade dela, segundo a mãe. A criança faz caminhadas, corridas e atividades lúdicas. “Ela obteve um resultado muito favorável no controle da ansiedade por ter tido uma reeducação alimentar e hoje ser consciente de que deve comer de três em três horas”, enfatiza Raquel sobre os benefícios comportamentais que comprovou no dia a dia da filha. Hoje, Duda comemora a eliminação de 13 kg.

beta redacao - graziela busatta - joice

Joice revela seu “antes e depois” de eliminar 42 kg. / Foto: Arquivo pessoal

Joice Souza, 32 anos, não poupa elogios ao programa que, segundo ela, salvou sua vida. “Entrei no projeto com 145 kg. Hoje estou com 98 kg. Foram 47 kg em 10 meses de treino”, relata a aluna, que mede 1,68 m. “Além do bem estar físico, o psicológico também está sendo trabalhado. Meu personal, mais que um personal, é um ótimo amigo, confidente. É como se fosse um psicólogo muitas vezes!”, diz Joice sobre o criador do projeto. Ela confidencia que a luta contra a balança a acompanha desde a infância. Porém, foi nos últimos anos que houve o maior ganho de peso. “O Luan me motivou e salvou a minha vida, pois recuperei a autoestima. Ainda faltam alguns quilos, mas já me sinto outra pessoa. E, repito, sem ele não teria eliminado tanto peso, nem teria tido motivação para seguir”, garante a aluna.

PROJETO LUAN SALGADO - GRAZIELA - BETA REDAÇÃO - ARQUIVO PESSOAL

Luan Salgado em seu ambiente de trabalho. / Foto: Arquivo pessoal

O criador do projeto acredita que o triunfo dos resultados está relacionado ao tempo que dedica a cada aluno, ao estudo personalizado de cada caso e às constantes especializações na área. Além disso, ele próprio serve como modelo e inspiração para os alunos. Mantém uma dieta regrada e a forma física alinhada. Segundo o personal, além dos próprios conhecimentos, para orientar os alunos ele conta com a parceria de profissionais da saúde como médicos e nutricionistas. E, quando perguntado como se sente atualmente em relação à carreira, ele é direto: “Sou um profissional realizado! E muito feliz na vida pessoal também”.

 

 

Lida 1390 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.