Esporte

Patinadores nacionais e internacionais dão show sobre patins

Evento de patinação artística promove espetáculos e trocas culturais

Entre os dias 5 e 9 de outubro, o município de Capão da Canoa sediou a segunda edição do Open Internacional de Patinação Artística no Ginásio Municipal de Esportes Otto Birlem. O local foi palco para atletas locais e estrangeiros mostrarem seu talento e desenvoltura sobre os patins. Uma série de espetáculos abrilhantaram a competição, entre eles a performance emocionante da patinadora argentina cega Marianela Fernández. Aliás, as trocas culturais foram o grande legado do campeonato.

Tendo como objetivo o incentivo à prática do esporte, divulgando a patinação artística e suas diversas modalidades, o 2° Open Internacional de Patinação Artística veio para promover a confraternização dos adeptos do esporte, bem como manter intercâmbio com entidades congêneres. De acordo com a organizadora do aberto, a educadora física e proprietária da Escola de Patinação Artística JGB, Janice Aurelio, mais de 600 atletas participaram da competição. Desse montante, havia 87 patinadores locais.

O aberto de patinação artística contou com atletas de cinco países latinos, Argentina, Chile, Equador, Uruguai e o Brasil. As atividades tinham início às 9h da manhã de cada dia e se estendiam até a madrugada. A primeira atividade ocorreu na quarta-feira (5), com a apresentação da Escolinha de Patinação JGB, nas categorias Livre e Free Dance. Na quinta-feira (6) começaram os campeonatos, em forma de disputas entre os atletas nas categorias: Livre Individual, Free Dance, Dupla Mista, Duo e Quarteto.

Na sexta-feira (7), foi realizado campeonato na parte da manhã, cerimonial de abertura à noite com as apresentações das delegações, seguido da banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cícero da Silveira Brogni e da Invernada dos Veteranos do Centro de Tradições João Sobrinho – CTG de Capão da Canoa. Após, as competições transcorreram normalmente.

Mas o ponto alto do cerimonial foi a espetacular e comovente apresentação da patinadora argentina, deficiente visual, Marianela Fernández de 17 anos, guiada pela sua técnica Silvana Martín. A patinadora arrancou lágrimas da plateia e mostrou que com determinação nada é impossível. Com seu talento Marianela consagrou-se Campeã Argentina de Patinação Artística em Las Parejas – Santa Fe em 2013.

Já nos dias 8 e 9 seguiram-se as competições e shows artísticos até o fechamento do evento. Segundo Luciana Silva Schilling, mãe da patinadora Fernanda Schilling, uma das estrelas mirins da JGB, este ano o evento superou todas as expectativas, triplicou o número de participantes, lotando o ginásio.

Durante os dias do campeonato o município de Capão da Canoa foi visitado por diversos turistas, que vieram para acompanhar seus filhos, sobrinhos e demais familiares patinadores. Entre eles a chilena Aliet Cortes que veio para acompanhar a filha. Aliet revelou ser a primeira vez que vem ao sul do Rio Grande do Sul e que o Open Internacional de Patinação Artística de Capão da Canoa nada deixa a desejar perto das competições que ocorrem no Chile, muito pelo contrário, o evento foi belíssimo e bem organizado.

Muito mais do que uma competição, o evento foi uma grande interação entre patinadores, técnicos e famílias locais e estrangeiras, fomentando as trocas culturais e sociais. Um campeonato de diversidades, recheado de espetáculos, shows sobre patins e principalmente laços de amizade.

A patinadora deficiente visual, Marianela Fernández ao lado de sua técnica, recebe troféu, após apresentação emocionante. Foto: Regina Cardoso

A patinadora deficiente visual, Marianela Fernández ao lado de sua técnica, recebe troféu, após apresentação emocionante. Foto: Regina Cardoso

Apresentação livre de Free Dance. Foto: Júlia Klaus Bozzetto

Apresentação livre de Free Dance. Foto: Michel Corrêa

Lida 699 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.