Economia

Páscoa promete movimentação econômica em Gramado

Hotéis e pousadas se preparam para lotação máxima no feriado

Famosa pelos pontos turísticos, a cidade de Gramado, colonizada por alemães e italianos, é conhecida como a “Europa do Brasil”. Suas ruas floridas e construções com arquitetura europeia chamam atenção dos frequentadores.

O turismo movimenta 90% da economia da cidade. Durante a Páscoa, Gramado recebe muitos visitantes que chegam em busca de diversão e também de muito chocolate. Nessa época, várias atividades são disponibilizadas para que os turistas possam conhecer a cidade onde nasceu o chocolate artesanal no Brasil.

De acordo com dados da Secretaria do Turismo, durante a Páscoa de 2016 o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) registrou a estadia de visitantes de 16 países. Turistas de países como Argentina, Portugal, Estados Unidos, Polônia, Coreia do Sul, Bélgica e muitos outros presenciaram o evento. As informações mostram que, no ano passado, o fluxo de atendimento do CAT foi maior no meio do mês de abril, com 636 atendimentos, sendo a maioria de turistas do Rio Grande do Sul.

Nesse período, a rede hoteleira tem um dos maiores fluxos de turistas do ano. Como a procura é maior, geralmente há um aumento de 50% no valor do aluguel dos quartos em relação ao resto do ano.  De acordo com Murilo Gutierres Machado, recepcionista master do Hotel Sky em Gramado, a época de maior circulação de turistas é de novembro a dezembro, porém, nos feriados de abril o hotel preenche 100% da capacidade. “Nossa expectativa para a Páscoa deste ano é que tenhamos um fluxo de clientes maior que no ano passado, esperamos total lotação”, explica Murilo.

Com mais recursos e colaboradores, a Páscoa de Gramado planeja sua 3ª edição com perspectiva de 500 mil a 600 mil visitantes. Neste ano, a programação contará com diversas atividades lúdicas, visita aos parques e shows com artistas locais.

 

Cascata de chocolate, um dos atrativos turísticos na Páscoa da serra gaúcha. Foto: Kênia Castro

Cascata de chocolate, um dos atrativos turísticos da Páscoa na serra gaúcha. Créditos: Kênia Castro

A Páscoa de Gramado 2017 ocorre entre os dias 30 de março e 16 de abril, e os investimentos são de cerca de R$ 650 mil, de acordo com a Gramado Tur, empresa responsável pelo planejamento de atividades vinculadas ao turismo e à cultura de Gramado. Esse valor corresponde ao dobro do investimento do ano passado. Isso é, em grande parte, resultado de uma parceria recente entre a Gramado Tur e a Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria de Gramado (Achoco) que possibilita a vinda de mais patrocinadores para o evento.

Lida 968 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.