Economia

Páscoa deve movimentar a economia brasileira

Data é a mais importante para o ramo do chocolate

Foto: Flicker @ Mary-Lynn

 

A data mais importante para o ramo do chocolate está chegando. A Páscoa, que neste ano ocorre no dia 16 de abril, promete movimentar a economia brasileira e está gerando boas expectativas tanto por parte do varejo como pelas indústrias que produzem os doces. Motivos para isso não faltam, tendo em vista que, em 2015, o Brasil foi considerado o 5º maior consumidor de cacau no mundo, com uma média de 2,5kg/ano per capita.

Dados relacionados à festividade também confirmam o otimismo. De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), 63% dos brasileiros possuem o hábito de presentear com chocolates nesta data. O presidente da entidade, Ubiracy Fonseca, acredita, ainda, que 2017 será melhor que 2016 para o setor. “Quando falamos em recuperação, vale destacar que esperamos, neste ano, voltar a crescer”, avalia, ressaltando que no ano passado foram produzidas, em todo o país, 14,3 mil toneladas de chocolate para o evento, o equivalente a 58 milhões de ovos de Páscoa.

Antônio Cesa Longo. Foto: Juliane Kessler

Páscoa no Estado

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) também está confiante com os bons resultados para a Páscoa de 2017. A contrapartida, no entanto, fica por conta da forma de presentear. Isto é, se há algum tempo os ovos eram os preferidos, neste ano as barras de chocolates (+11,6%), caixas de bombons (+3,6%) e colombas pascais (+9,3%) devem ter um incremento bastante significativo. “Esperamos um crescimento de chocolates pequenos, e uma queda significativa nas vendas de ovos de Páscoa (em torno de 12%). A indústria diminuiu sua produção de ovos, prevendo esta migração para barras e bombons”, explica o presidente da associação, Antônio Cesa Longo. De acordo com dados da entidade, devem ser comercializados no Estado 8 milhões de ovos de Páscoa até o dia 16 de abril, com preços 8,5% superiores ao ano passado.

Estratégias para vender mais não faltam. Para o gestor da Agas, o setor aposta, principalmente, no desejo do consumidor em confraternizar com pessoas próximas e na criatividade das empresas para inovar. “Temos a estimativa de que cada gaúcho quer presentear em média 5 a 6 pessoas de sua relação”, pontua ele.

Foto: Arquivo Planalto

Lançamentos e novidades

Tradicional indústria de chocolate rio-grandense, a Planalto, de Gramado, pouco tem sentido os efeitos da crise. “A Páscoa de 2016 foi ótima, mas temos perspectivas ainda melhores para 2017”, revela Ana Paula Bertoluci Schlieper, diretora administrativa da empresa. O segredo, para ela, foi não mexer no padrão de qualidade e atendimento. “Não alteramos nossa receita, nem nossa forma de trabalho. Optamos por aprimorá-las e, além disso, focar no caminho escolhido pela Planalto: o da qualidade”, sintetiza.

A data cujo mascote é o coelhinho, segundo ela, continua sendo a mais importante para o ramo. Por isso, não foram poupados esforços para fazer com que a companhia se destacasse. Neste ano, estão sendo apresentados dois lançamentos:

Ovo Origens

Feito com chocolate 50% cacau, leva amêndoas, avelãs e passas em sua casca, remetendo à origem do chocolate de Gramado. “Na época, inseríamos esses ingredientes no chocolate derretido, e sua forma sólida era, então, cortada manualmente em forma de barras”, recorda Ana Paula.

Foto: Planalto, Divulgação

Ovo 40 Anos
Em comemoração ao aniversário de 40 anos da Planalto, que será em julho de 2017, a empresa lançou um ovo de chocolate ao leite 38% cacau, totalmente artesanal, em estilo arabesco. “Aplicamos toda nossa arte e carinho em seu desenvolvimento”, acrescenta a diretora administrativa.

Divulgação / Planalto

Foto: Planalto, Divulgação

Licenciamentos são diferenciais

A Top Cau, de São Paulo/SP, desenvolve, fabrica e comercializa produtos feitos de chocolates. Com diversas novidades para o terceiro domingo de abril, a empresa investe, principalmente, em licenciamento de personagens e marcas populares entre o público infantojuvenil e também na produção exclusiva para as redes varejistas, como é o caso das Lojas Americanas.

Em 2017, a grande novidade fica por conta do ovo inspirado no PlayStation, que acompanha um relógio de mesa no formato do controle do videogame, além de um modelo criado para a MTV, que vem com um fone de ouvido. Confira, abaixo, alguns dos produtos da empresa:

Divulgação / Top Cau

Foto: Divulgação, Top Cau

Divulgação / Top Cau

Foto: Divulgação, Top Cau

Lida 1256 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.