Economia

Pagamento de boletos vencidos poderá ser feito em qualquer agência bancária

Todos os anos, mais de três milhões de boletos circulam pelo país

Novo sistema vai facilitar o pagamento de boletos. Foto: Divulgação

Novo sistema vai facilitar o pagamento de boletos. Foto: Divulgação

Apesar da internet e o pagamento de contas online, muitas pessoas ainda utilizam o boleto bancário para saldar suas dívidas. O processo é simples: basta levar o documento a uma agência bancária e efetuar o pagamento diretamente no caixa. Porém, os clientes costumam se deparar com um problema: o boleto exige o pagamento em um banco específico, ou vence sem a pessoa se dar conta. É com esse intuito que a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), em parceria com a rede bancária, vai implementar a partir de julho, em todo país, a Nova Plataforma de Cobrança. Com isso, os consumidores poderão pagar seus boletos, mesmo estando vencidos, em qualquer agência bancária ou correspondente não bancário. A medida beneficia pessoas como o auxiliar contábil Leonardo Pereira Rigoli, de 20 anos. Ele afirma que diariamente a equipe que trabalha com ele precisa ir no banco efetuar pagamentos e enfrentar filas:

“Geralmente a gente tem que deslocar alguém do escritório para ficar “preso” numa fila de banco, então acho que esse sistema vai facilitar muito o pagamento de contas”, destaca.

A Nova Plataforma começa a funcionar já quando o consumidor está pagando sua conta. No momento da leitura do código de barras, o novo sistema vai consultar uma base de dados para checar as informações e conferir se o documento já não foi pago. Caso o novo sistema identifique que há algum erro, ele não será autorizado. Além da facilitar o pagamento, a nova plataforma vai evitar fraudes, como boletos falsos e lojas que usam nomes conhecidos para roubar informações e dinheiro.

Segundo o Diretor-adjunto de Negócios e Operações da federação que representa os bancos, Walter de Faria, a checagem de dados será feita com os bancos que já estão conveniados ao novo sistema:

“Caso a empresa não esteja conveniada, ela deverá procurar o banco do qual é cliente para migrar sua modalidade de emissão de boleto sem registro para a modalidade registrada”, completa o representante da FEBRABAN.

Muitas pessoas se valem do pagamento de contas por meio do smartphone. É o caso da jovem Brendha Gainette, 19 anos, para quem pagar contas ficou muito mais fácil com a chegada dos aplicativos dos bancos: “Eu acho simples, seguro e mágico. Não preciso me deslocar até um banco para realizar qualquer pagamento. Só vou até uma agência quando preciso sacar dinheiro”, afirma. A maioria dos aplicativos incorpora um leitor de códigos de barras, o que facilita na hora do reconhecimento do documento.

Lida 699 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.