Esporte

Osório Airshow colore o céu com apresentações

O evento reuniu praticantes de esportes aéreos no final de semana de Páscoa

IMG_8166

O céu acinzentado ficou mais colorido com os aeromodelos que cortavam o céu em acrobacias. Os diferentes modelos despertavam a atenção dos visitantes e dividiam espaço com as diversas atrações apresentadas no Osório Airshow, realizado nos dias 15 e 16 de abril. O evento, que aconteceu no Aeroclube de Planadores Albatroz, recebeu participantes de diversos lugares do Estado para apresentarem sua paixão pelos esportes aéreos.

O final de semana de chuva, com temperatura perto dos 18°, não parecia ajudar muito no desejo de “voar”, mas nem o panorama negativo estragou a empolgação de representantes do Sul do país e de Santa Catarina. Planadores, asa deltas, helicópteros, balões e paraquedistas disputavam espaço pelo campo do Aeroclube. Entretanto, ao alcance do toque estavam os aeromodelos, que viravam de “ponta cabeça” em movimentos rápidos.

Praticante de aeromodelismo há 30 anos, Rafael Kraus fabrica os modelos. Ele elogiou o evento, reforçando que são poucos os que misturam os aeromodelos a aviões reais. “Muito bem organizado, com aviões diferentes tanto em escala real quanto nos aeromodelos. Espero que o evento se repita ano que vem com cada vez mais participação de público e aeronaves”, afirmou.

Aeromodelos fabricados por Rafael Kraus/ Foto: Arquivo Pessoal

As habilidades dos pilotos eram de impressionar, ainda mais pela idade: crianças não muito maiores que os próprios aeromodelos pilotavam com agilidade, junto a adultos que já apresentavam conhecimento de voo. Planadores de brinquedo também despertavam a atenção dos pequenos que os lançavam pelo ar, na esperança de chegar tão alto quando os grandes modelos reais.

“A presença infantil é fundamental. O jovem de hoje é o piloto de amanhã. O entusiasta da aviação de hoje é o comandante do futuro. Precisamos semear agora para colher os frutos mais tarde. Meu sonho é ver funcionando em Osorio, em parceria com alguma instituição de ensino superior, o Curso de Ciências Aeronáuticas”, evidenciou Eduardo Vivian, membro do Clube.

Abertura da temporada

“Sem sombra de dúvida, a aviação desperta muita curiosidade nas pessoas, e cabe à Instituição Albatroz promover essa aproximação do público com este mundo, que para muitos é tão distante. Muitas vezes nestes eventos despertam vocações para as atividades aéreas, seja como comissário de bordo, piloto, mecânico, meteorologista, controlador de voo, tanto para homens quanto para mulheres, as quais tem galgado cada vez mais espaço neste meio”, contou Eduardo.

A ideia do evento era fazer uma releitura de antigos festivais aéreos que o Aeroclube Albatroz já promoveu no passado, ao longo de seus 65 anos de história. No meio aeronáutico, é uma tradição festejar a abertura da temporada de voos. Este ano,  a primeira edição do Airshow aconteceu unindo diferentes modalidades. O Aeroclube pretende realizar anualmente este evento, inserindo-o no calendário oficial de eventos do município de Osório.

IMG_8147

IMG_8157

IMG_8160 IMG_8162

IMG_8169

IMG_8176

IMG_8161

 

Lida 1243 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.